São Paulo, sábado, 27 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OBRAS

1469-1480
O pai de Da Vinci, Piero, vê o filho de 17 anos fazendo desenhos em casa e resolve mostrá-los a um artista, Andrea del Verocchio. Este recomenda que ele estude arte imediatamente. Pouco depois, já fazia obras à "Retrato de Ginevra de" Benici" (detalhe acima).

1480-1482
Assina seus primeiros contratos individuais e, sem o amparo da oficina de Andrea del Verocchio, faz, em Florença, trabalhos como o incompleto "Adoração dos Magos" (detalhe acima) e um "São Jerônimo" que evidencia a originalidade do jovem Leonardo.

1506-1510
A monumental e inacabada "Virgem e Menino com Santa Ana" (detalhe acima), hoje no Louvre, é o tema central deste "capítulo" do livro. No período, Leonardo trabalha ainda como arquiteto (elabora redes de irrigação) e volta a morar em Milão.
1483-1484
Muda-se para Milão e lá faz uma de suas primeiras obras-primas. "A Virgem dos Rochedos" (detalhe acima) entra para a história por ser das primeiras grandes pinturas realizadas para ornamentar uma igreja que é logo tirada de seu contexto religioso.

1485-1494
Lança-se em projeto ambicioso, a maior estátua eqüestre de seu tempo. Documentos da época afirmam que ele fez um estudo em barro de sete metros de altura, depois destruído. Pinta também a obra-prima "O Arminho Como Símbolo de Pureza".

1494-1495
Curto período no qual Leonardo esteve mais diretamente envolvido com estudos científicos e mais especificamente anatômicos (exemplo acima), prática iniciada em 1489, pouco antes de fazer seu desenho "técnico" mais reproduzido até hoje, o chamado "O Homem de Vitrúvio".

1495-1499
Leonardo realiza uma de suas duas obras mais conhecidas, a têmpera "Última Ceia" (1495-1497, detalhe acima), tema de dezenas de páginas do livro. O período é encerrado com a queda de Ludovico Sforza, patrono do artista até então.

1500-1503
Período no qual volta a Florença, trabalha, entre outras funções, como engenheiro militar e inicia a obra de arte mais conhecida da história, "Retrato de Lisa del Giocondo", mais conhecida como "Mona Lisa" ou "Gioconda" (acima), que terminaria em 1506.

1510-1519
No gomo final de sua vida, Leonardo dedica-se cada vez menos à pintura. Trabalha incansavelmente com desenho anatômico e volta a projetar uma grande estátua eqüestre (também não concluída). Faz como um dos últimos óleos "S. João Batista" (detalhe acima), concluído em 1516.

Texto Anterior: Italiano tira cetro "pop" de xará DiCaprio
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.