São Paulo, sábado, 27 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Feira vende para estrangeiros

TEREZA NOVAES
ENVIADA ESPECIAL A BRASÍLIA

Paralela ao festival, acontece em Brasília a segunda edição do Mercado do Filme Brasileiro, que visa negociar produções realizadas no país principalmente com distribuidoras internacionais.
Neste ano, estão à venda mais de 300 filmes, entre longas e curtas. Os compradores estrangeiros são 11 emissoras de TV e 14 distribuidoras, como o inglês Channel Four e o francês Canal Plus, além de jornalistas e um representante do festival de cinema latino de Helsinque (Finlândia). Participam também produtores, distribuidores e exibidores brasileiros.
Até anteontem, os filmes mais requisitados para serem assistidos pelos compradores foram "Contra Todos" (Roberto Moreira), "Lisbela e o Prisioneiro" (Guel Arraes), "Benjamim" (Monique Gardenberg) e "Apolônio Brasil, Campeão da Alegria" (Hugo Carvana). Uma surpresa entre os "favoritos" é o curta "Mina de Fé", exibido sem legendas dentro da competição. Dirigido por Luciana Bezerra (grupo Nós do Morro), o filme é uma história de amor entremeada pela violência do tráfico nas favelas cariocas.
Organizado pelo Grupo Novo de Cinema e TV, empresa que representa 150 produtoras, pela Apex (Agência de Promoção de Exportação do Brasil, ligada ao Ministério do Desenvolvimento), e pela Brazilian Cinema Pomotion, o evento segue até segunda.
A expectativa é que sejam negociados cerca de 60 filmes, com US$ 1 milhão de faturamento em dois anos. Em 2003, foram vendidos 40 títulos para 30 países.


Os jornalistas José Geraldo Couto e Tereza Novaes viajam a convite da organização do evento

Texto Anterior: Festival de Brasília: "Terra em Transe" ofusca o cinema atual
Próximo Texto: Brasilianas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.