|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Feira vende para estrangeiros
TEREZA NOVAES
ENVIADA ESPECIAL A BRASÍLIA
Paralela ao festival, acontece em
Brasília a segunda edição do Mercado do Filme Brasileiro, que visa
negociar produções realizadas no
país principalmente com distribuidoras internacionais.
Neste ano, estão à venda mais
de 300 filmes, entre longas e curtas. Os compradores estrangeiros
são 11 emissoras de TV e 14 distribuidoras, como o inglês Channel
Four e o francês Canal Plus, além
de jornalistas e um representante
do festival de cinema latino de
Helsinque (Finlândia). Participam também produtores, distribuidores e exibidores brasileiros.
Até anteontem, os filmes mais
requisitados para serem assistidos pelos compradores foram
"Contra Todos" (Roberto Moreira), "Lisbela e o Prisioneiro"
(Guel Arraes), "Benjamim" (Monique Gardenberg) e "Apolônio
Brasil, Campeão da Alegria" (Hugo Carvana). Uma surpresa entre
os "favoritos" é o curta "Mina de
Fé", exibido sem legendas dentro
da competição. Dirigido por Luciana Bezerra (grupo Nós do
Morro), o filme é uma história de
amor entremeada pela violência
do tráfico nas favelas cariocas.
Organizado pelo Grupo Novo
de Cinema e TV, empresa que representa 150 produtoras, pela
Apex (Agência de Promoção de
Exportação do Brasil, ligada ao
Ministério do Desenvolvimento),
e pela Brazilian Cinema Pomotion, o evento segue até segunda.
A expectativa é que sejam negociados cerca de 60 filmes, com
US$ 1 milhão de faturamento em
dois anos. Em 2003, foram vendidos 40 títulos para 30 países.
Os jornalistas José Geraldo Couto e Tereza Novaes viajam a convite da organização do evento
Texto Anterior: Festival de Brasília: "Terra em Transe" ofusca o cinema atual Próximo Texto: Brasilianas Índice
|