São Paulo, segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro conta "aventura" de criar uma HQ

Lançamento "O Circo de Lucca" usa metalinguagem para debater universo das histórias em quadrinhos

PEDRO CIRNE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Qual é a maior dificuldade que um fã enfrenta na hora de criar sua própria história em quadrinhos? Desenvolver o personagem, escolher que técnica deve usar ou ter de inventar uma história que valha a pena ser contada?
O paulista Jozz, 24, lança "O Circo de Lucca", seu primeiro livro em quadrinhos, em que discute, com muita metalinguagem, os desafios de criar uma HQ. O fã em questão é Lucca, o protagonista da história. Ele estuda desenho industrial e está com dificuldade para entregar um trabalho para a faculdade: escrever e desenhar uma história em quadrinhos.
Lucca desenha desde criança, mas parece estar tomado por uma espécie de bloqueio criativo: não sabe por onde começar. Faltam-lhe idéias, mas sobra entusiasmo. Ele não quer "apenas" criar uma HQ (como se fosse pouco), mas pretende ir "além". Lucca deseja mudar os outros. Não sabe qual caminho seguir, mas quer ir com profundidade. Coloca, sobre si, o peso que um artista veterano pode sentir após publicar uma obra de sucesso.
Se Lucca, o personagem, não sabe o que fazer, Jozz, o autor, parece ter seu objetivo bem claro: discutir o processo de criação de HQs e brincar com os elementos que fazem parte das histórias em quadrinhos.
Além de Lucca, Jozz usa um coadjuvante misterioso, o Palhaço, que aparece apenas para o jovem protagonista. As cenas em que Lucca e Palhaço contracenam são bem coloridas e destoam do preto e branco das páginas que mostram o protagonista sem idéias, lutando para conseguir criar.
A metalinguagem está por quase todo o livro. O bloqueio criativo de Lucca e seu discurso apaixonado pelos quadrinhos são aproveitados para iniciar a discussão e tratar da utilização de recursos como pintura em giz pastel, impressão em mimeógrafo e separação de cores.
Há espaço ainda para conversas sobre o enquadramento das cenas, os conflitos de personagens e a calha (espaço que fica entre um quadrinho e outro).
Há, no fim do livro, um capítulo independente da história, mas que tem tudo a ver com ela. Jozz conta os bastidores da criação do livro e aproveita para versar mais sobre o universo das HQs: técnicas de desenho, quadros, balões, cores, roteiro, "timing" etc.
A história em quadrinhos é quase uma personagem que não aparece diretamente em "O Circo de Lucca", mas de quem todos estão, o tempo todo, falando. O resultado é uma HQ divertida e que faz pensar sobre... quadrinhos.


O CIRCO DE LUCCA
Autor:
Jozz
Editora: Devir
Quanto: R$ 39 (136 págs.)


Texto Anterior: Resumo das novelas
Próximo Texto: Nelson Ascher: Eleições nos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.