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São Paulo, sexta-feira, 28 de fevereiro de 2003

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ERIKA PALOMINO

CARNAVAL NA MODA: LIVRO DA MADONNA, D-SQUARED...

Enquanto o Brasil mergulha na fantasia do Carnaval e o mundo se perde na ansiedade da guerra, o Planeta Fashion se deixa levar pelos ventos lúdicos da moda em seu ambiente sempre alienante, mas cada vez menos alienado.
Assim é o clima de Milão, que recebe nesta semana profissionais da moda vindos de todas as partes do globo para os desfiles de outono-inverno 2003/2004. Um gigantesco painel com a publicidade dos óculos Dolce & Gabbana com o rosto de Gisele, já no aeroporto, não deixa dúvidas: bem-vindo a Milão.
Ufa, está menos frio do que em Nova York e menos pesado do que em Londres, onde a política se fez notar, aparecendo nas panfletárias camisetas da estilista Katherine Hamnett.
A cidade italiana de pouco mais de 1 milhão de habitantes mostra nas janelas bandeiras de arco-íris pedindo paz (PACE, em letras maiúsculas).
A marca Dolce & Gabbana encerrou o seu desfile ontem com todas as modelos vestindo camisetas com "PACE".
E, enquanto não rola o desfile da Prada, que acontece hoje e é considerado o grande pontapé da temporada milanesa, nos bastidores a movimentação é nonstop. As modelos pipocam aqui e ali nos castings e fittings (provas de roupa), o povo se divide entre restaurantes, como o Da Giacomo e o La Langhe, os hotéis de luxo Principe de Savoia (onde ficam tops e stylists), o Four Seasons e o Grand Hotel Milan, e a obrigatória visita ao templo do varejo na cidade, a loja Corso Como 10.
Que nesta temporada se desdobra também no território da hotelaria, inaugurando seu exclusivérrimo projeto "bed & breakfast", batizado Three Rooms, literalmente três quartos na Corso Como em si. A decoração tem o vermelho como cor principal e predomina o estilo do final dos anos 60, que inspira o momento. Basta conferir a exposição de Alberto Rizzo na galleria de Carla Sozzani -que costuma dar o mood da estação (ano passado era a mostra de Paco Rabbane). A mostra abriu anteontem e fica até 6 de abril. Cor, pop, sexo. Está tudo lá. Muito atual.
Em Milão, encontro o diretor de arte Giovanni Bianco, que tem em suas mãos um precioso tesouro: as 44 páginas que fez para a edição de abril da "W", com Madonna por Steven Klein, o top fotógrafo responsável pelas campanhas de Alexander McQueen e mantém contrato com as "Vogue" America e Itália. É a primeira vez que a poderosa revista norte-americana tem um diretor de arte convidado, e o projeto vai virar também um livro (o primeiro da cantora, depois do histórico "Sex"), parceria com Klein, também com design do carioca Giovanni Bianco.
As fotos fazem parte também de uma exposição multimídia que abre dia 27 de março na Deitch Gallery de Nova York, com música da própria Madonna. O styling foi feito por Arianne Philips, a famosa figurinista da cantora, com maquiagem de Pat McGrath (a mesma da Dior) e cabelo de Luigi Moreno.
As imagens trazem Madonna como nunca vista antes e bem ao estilo de Steven Klein: denso, lúdico, lindo. Em alguns momentos, ela se exercita em incríveis posições de ioga, conforme esta colunista teve a oportunidade de espiar entre as provas do livro. Um misterioso logo faz parte do set, montado em Los Angeles pela cenógrafa Marla, que cria os ambientes de todos os grandes editoriais de moda.
Giovanni Bianco não fala muito e quer surpresa: "É tudo especial. Na revista, serão 40 páginas direto, sem nenhum texto, nem legendas ou créditos", diz. O designer antecipa outra novidade: será a primeira vez que o logo da revista vem elaborado.
"Trabalho com Steven Klein já há oito anos e, para o mercado brasileiro, fizemos a campanha do inverno 2002 da Arezzo. Neste mês, estivemos juntos praticamente todo o tempo, fotografando também o novo CD do Ricky Martin, que ficou supersexy, e outros ainda editoriais para a "Vogue" Itália."
Outra bem-sucedida parceria da dupla foi com os gêmeos canadenses Dean e Dan Caten, da D-Squared, que assinou o famoso look caubói de Madonna e que nesta estação estréia finalmente seu feminine.
Bianco me leva para um dos showrooms da marca, na Piazzale Clotilde, onde rolava a prova de roupa, no meio de muita ferveção. Elogiados por toda a mídia especializada e queridinhos dos editors, Dean e Dan (que estiveram no último Réveillon carioca) contam com muitas tops do momento: Karolina Kurkova, Eva Herzigova, Frankie Ryder, Louise, Maria Carla, Amanda Moore e as brasileiras Marcelle Bittar, Fernanda Tavares, Ana Beatriz Barros e Carolina Bittencourt.
Naomi Campbell é a estrela e fez também a abertura do desfile, falando um absurdo texto, como se estivesse dando um de seus "pitis": "Vocês nunca viram uma supermodel antes? Saiam da frente, eu tenho que pegar o avião!". Naomi, os gêmeos e Bianco gravavam o áudio até a madrugada de ontem (o desfile era à noite).
"Terminando o desfile eu vou direto para o Carnaval do Rio", me disse Dan, fervido. É mesmo?? "Quem dera. Amanhã temos uma apresentação para Anna Wintour no Principe de Savoia", respondeu, desta vez falando a verdade. Assim é o dia-a-dia superfashion, do inverno em Milão.

palomino@uol.com.br


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