|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
ERIKA PALOMINO
CARNAVAL NA MODA: LIVRO DA MADONNA, D-SQUARED...
Enquanto o Brasil mergulha na
fantasia do Carnaval e o mundo se
perde na ansiedade da guerra, o
Planeta Fashion se deixa levar pelos ventos lúdicos da moda em
seu ambiente sempre alienante,
mas cada vez menos alienado.
Assim é o clima de Milão, que
recebe nesta semana profissionais
da moda vindos de todas as partes
do globo para os desfiles de outono-inverno 2003/2004. Um gigantesco painel com a publicidade
dos óculos Dolce & Gabbana com
o rosto de Gisele, já no aeroporto,
não deixa dúvidas: bem-vindo a
Milão.
Ufa, está menos frio do que em
Nova York e menos pesado do
que em Londres, onde a política
se fez notar, aparecendo nas panfletárias camisetas da estilista Katherine Hamnett.
A cidade italiana de pouco mais
de 1 milhão de habitantes mostra
nas janelas bandeiras de arco-íris
pedindo paz (PACE, em letras
maiúsculas).
A marca Dolce & Gabbana encerrou o seu desfile ontem com
todas as modelos vestindo camisetas com "PACE".
E, enquanto não rola o desfile da
Prada, que acontece hoje e é considerado o grande pontapé da
temporada milanesa, nos bastidores a movimentação é nonstop.
As modelos pipocam aqui e ali
nos castings e fittings (provas de
roupa), o povo se divide entre restaurantes, como o Da Giacomo e
o La Langhe, os hotéis de luxo
Principe de Savoia (onde ficam
tops e stylists), o Four Seasons e o
Grand Hotel Milan, e a obrigatória visita ao templo do varejo na
cidade, a loja Corso Como 10.
Que nesta temporada se desdobra também no território da hotelaria, inaugurando seu exclusivérrimo projeto "bed & breakfast",
batizado Three Rooms, literalmente três quartos na Corso Como em si. A decoração tem o vermelho como cor principal e predomina o estilo do final dos anos
60, que inspira o momento. Basta
conferir a exposição de Alberto
Rizzo na galleria de Carla Sozzani
-que costuma dar o mood da estação (ano passado era a mostra
de Paco Rabbane). A mostra
abriu anteontem e fica até 6 de
abril. Cor, pop, sexo. Está tudo lá.
Muito atual.
Em Milão, encontro o diretor de
arte Giovanni Bianco, que tem em
suas mãos um precioso tesouro:
as 44 páginas que fez para a edição
de abril da "W", com Madonna
por Steven Klein, o top fotógrafo
responsável pelas campanhas de
Alexander McQueen e mantém
contrato com as "Vogue" America e Itália. É a primeira vez que a
poderosa revista norte-americana
tem um diretor de arte convidado, e o projeto vai virar também
um livro (o primeiro da cantora,
depois do histórico "Sex"), parceria com Klein, também com design do carioca Giovanni Bianco.
As fotos fazem parte também de
uma exposição multimídia que
abre dia 27 de março na Deitch
Gallery de Nova York, com música da própria Madonna. O styling
foi feito por Arianne Philips, a famosa figurinista da cantora, com
maquiagem de Pat McGrath (a
mesma da Dior) e cabelo de Luigi
Moreno.
As imagens trazem Madonna
como nunca vista antes e bem ao
estilo de Steven Klein: denso, lúdico, lindo. Em alguns momentos,
ela se exercita em incríveis posições de ioga, conforme esta colunista teve a oportunidade de espiar entre as provas do livro. Um
misterioso logo faz parte do set,
montado em Los Angeles pela cenógrafa Marla, que cria os ambientes de todos os grandes editoriais de moda.
Giovanni Bianco não fala muito
e quer surpresa: "É tudo especial.
Na revista, serão 40 páginas direto, sem nenhum texto, nem legendas ou créditos", diz. O designer
antecipa outra novidade: será a
primeira vez que o logo da revista
vem elaborado.
"Trabalho com Steven Klein já
há oito anos e, para o mercado
brasileiro, fizemos a campanha
do inverno 2002 da Arezzo. Neste
mês, estivemos juntos praticamente todo o tempo, fotografando também o novo CD do Ricky
Martin, que ficou supersexy, e outros ainda editoriais para a "Vogue" Itália."
Outra bem-sucedida parceria
da dupla foi com os gêmeos canadenses Dean e Dan Caten, da D-Squared, que assinou o famoso
look caubói de Madonna e que
nesta estação estréia finalmente
seu feminine.
Bianco me leva para um dos
showrooms da marca, na Piazzale
Clotilde, onde rolava a prova de
roupa, no meio de muita ferveção.
Elogiados por toda a mídia especializada e queridinhos dos editors, Dean e Dan (que estiveram
no último Réveillon carioca) contam com muitas tops do momento: Karolina Kurkova, Eva Herzigova, Frankie Ryder, Louise, Maria Carla, Amanda Moore e as
brasileiras Marcelle Bittar, Fernanda Tavares, Ana Beatriz Barros e Carolina Bittencourt.
Naomi Campbell é a estrela e fez
também a abertura do desfile, falando um absurdo texto, como se
estivesse dando um de seus "pitis": "Vocês nunca viram uma supermodel antes? Saiam da frente,
eu tenho que pegar o avião!".
Naomi, os gêmeos e Bianco gravavam o áudio até a madrugada
de ontem (o desfile era à noite).
"Terminando o desfile eu vou
direto para o Carnaval do Rio",
me disse Dan, fervido. É mesmo??
"Quem dera. Amanhã temos uma
apresentação para Anna Wintour
no Principe de Savoia", respondeu, desta vez falando a verdade.
Assim é o dia-a-dia superfashion,
do inverno em Milão.
palomino@uol.com.br
Texto Anterior: MTV ao Vivo Próximo Texto: Copião: MinC e Ancine fazem "pacote" para Dirceu Índice
|