UOL


São Paulo, sexta-feira, 28 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COPIÃO

MinC e Ancine fazem "pacote" para Dirceu

SILVANA ARANTES
DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário do Audiovisual, Orlando Senna, e o diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema, Gustavo Dahl, iniciaram na terça uma rodada de negociações.
Os acertos entre a Secretaria do Audiovisual, que pertence ao Ministério da Cultura, e a Ancine, que é vinculada à Casa Civil, serão encaminhados ao ministro José Dirceu (Casa Civil), num pacote de propostas.
As sugestões irão além da redivisão de responsabilidades, pela qual Senna terá de volta atribuições da Secretaria do Audiovisual que migraram para a Ancine no governo passado.
Estão sendo estudadas modificações na medida provisória que criou a agência (2.228). Senna diz que sugestões do setor serão incorporadas.
Um grupo liderado pelo produtor Luiz Carlos Barreto quer ir ao "xis" da questão. Vai sugerir mudanças na incidência e na forma de arrecadação da taxa Condecine (Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica).
A Condecine é o principal instrumento de arrecadação da Ancine e um ponto tão polêmico que se tornou alvo de contestações na Justiça.

VIDRAÇA 1
O Ministério da Cultura aprovou a captação (pela Lei Rouanet) de R$ 311.259,65 para o filme "Di Menor", de MV Bill. Em 2001, o rapper morador da Cidade de Deus recebeu da Brasil Telecom R$ 100 mil, como prêmio de incentivo ao projeto. No filme, pretende revelar o cotidiano de crianças usadas como "soldados" do tráfico.

VIDRAÇA 2
MV Bill foi o maior crítico do longa "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles e Katia Lund. Avalia que o filme não contribuiu nem com a imagem nem com a população de Cidade de Deus.

VAGA PARA MOÇA
O cineasta mexicano Carlos Bolado ainda não encontrou a atriz brasileira que viverá Dolores, a protagonista de seu "Lo que Díos Sabe", longa em co-produção Brasil (Dezenove Som e Imagens) e México. Mas acertou com Diego Luna o papel masculino principal. Luna é conhecido aqui por seu papel em "E Sua Mãe Também", que protagoniza com Gael García Bernal.

ABRE-ALAS
Lúcia Murat filma amanhã, durante o desfile no Sambódromo do Rio de Janeiro, uma sequência de "Quase Dois Irmãos", seu próximo longa.


Texto Anterior: Erika Palomino
Próximo Texto: DVD/Lançamentos - Hitchcock em ritmo de férias: Ladrão de Casaca
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.