São Paulo, quarta-feira, 28 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Está todo mundo de olho inchado na terra do desenho animado

CACO GALHARDO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Na semana passada morreu o pai do Guarda Belo. Alguém lembra? Se você nasceu nos anos 60, sabe de quem estou falando. Morreu o pai do Fred Flintstone, do Tom e do Jerry, do Zé Colméia. Na terra do desenho animado, estão todos de olhos inchados. Aos 90, morreu William Hanna. O amigo do Barbera.
Nunca vamos saber se Hanna é mesmo o pai legítimo de toda essa turma. Muitas vezes nos grandes estúdios os desenhistas de prancheta criam os personagens, e os chefões levam a fama.
Não sei se é o caso, mas, no papel, o pai é o Hanna -e a mãe é o Barbera. No dia em que decifrarem o DNA da Penélope Charmosa, a gente tira a dúvida.
A primeira vez que fui ao cinema foi para ver o festival Tom & Jerry. É com uma lembrança dessas que percebemos como o tempo passa rápido. Sinto-me como meu pai falando das aventuras de Flash Gordon, ou minha mãe do Pinduca. E, aos 33, começo a me sentir um homem da pedra lascada, um Barney Rubble.
E, já que estou nessa de saudosismo, vou entrar de cabeça. Quer ouvir? Não tem desenho melhor do que "Os Flintstones"! Pode botar todos os pókemons juntos que não dá uma piscadela do Manda Chuva! O que é isso! Garçom, traz já meu filé de brontossauro!
Tudo bem, calma. É claro que tem porcaria, mas também tem desenho bom. O pessoal que está criando os desenhos de hoje já viu muito Pepe Legal, e é aí que vemos a importância dos Estúdios Hanna-Barbera. São personagens que tiveram sua época, alguns ainda estão na ativa e outros se transformaram em influências. Nada se perde, tudo se transforma. Vai saber onde Hanna foi parar? Quem sabe nas nuvens, correndo atrás do Pombo Doodle.


Caco Galhardo, 33, é cartunista, autor da tira "Os Pescoçudos"



Texto Anterior: Da Rua - Fernando Bonassi: A última lasanha
Próximo Texto: Artes plásticas: Mosca gigante entra para a festa dos 50 anos da Bienal de SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.