UOL


São Paulo, sexta-feira, 28 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COPIÃO

Tribunal de Contas avalia fraude em filmes

SILVANA ARANTES
DA REPORTAGEM LOCAL

O Tribunal de Contas da União está avaliando processos semelhantes de suspeita de uso irregular de dinheiro captado pela Lei do Audiovisual (de renúncia fiscal).
A análise da prestação de contas do dinheiro público gasto em filmes feitos entre 1996 e 2001 mostrou que pode ter havido problemas em 8% do total.
Em sessão de julgamento realizada na última terça, no TCU, ficou decidido que o ministro do tribunal Augusto Sherman iria rever um processo relatado por outro ministro.
O pedido de vistas ao processo (tempo para a leitura de todo o conteúdo) foi feito pelo próprio Sherman e é prática prevista no regimento do tribunal.
Sherman se "especializou" nas tomadas de conta especiais originadas da Lei do Audiovisual. É dele a responsabilidade da análise dos processos que envolvem o filme "O Guarani" e os projetos do produtor Renato Bulcão, em andamento.
A comparação de casos semelhantes em projetos que apresentaram deficiências no uso da lei pode ajudar a esclarecer a origem desses problemas.
O pedido de vistas ao processo pode ter como consequência o voto do revisor -proposta de acréscimo à decisão do relator.

DUPLA HONRA
Homenageada pelo 5º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, a atriz Marieta Severo foi chamada ao palco, na noite de abertura, terça. Receberia um troféu alusivo à data. Para entregá-lo, surgiu o cineasta português Manoel de Oliveira. Avistado na platéia, o diretor foi convidado pela organização a participar do tributo à atriz. Aceitou dizendo que seria uma honra para ele.

FECHA E ABRE
O Espaço Unibanco (SP) fecha da próxima segunda até quinta. E reabre com novo visual, na sexta. Já as salas Cinearte (que os mesmos proprietários mantêm no Conjunto Nacional) podem baixar as portas de vez em junho. Ou antes. A ameaça de fechamento vem desde 2002. Os funcionários teriam sido avisados de que a sobrevida terminou.

FECHA E FECHA
Se o Cinearte acabar mesmo, o cinema será passado na história do Conjunto Nacional. As salas Alvorada e o Astor já ficaram apenas na memória.

VERDÃO
Bruno Barreto lançou "View From the Top", com Gwyneth Paltrow, nos EUA, e veio para o Brasil. Tem se encontrado com o autor Mario Prata e discutido a adaptação de "Palmeiras, Um Caso de Amor", que dirigirá.

VERBA ZERO
Foi prorrogado o prazo de captação dos R$ 900 mil com que José Padilha quer filmar o documentário "Fome".


Texto Anterior: Curitibanas
Próximo Texto: DVD/lançamentos: Os Duelistas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.