São Paulo, quarta-feira, 28 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

crítica

Filme discute os limites do documentário

LEONARDO CRUZ
EDITOR-ASSISTENTE DA ILUSTRADA

Quando entra em uma sala de cinema para ver um documentário, você, caro espectador, assina um contrato com o diretor do filme. É um acordo informal: o cineasta te contará histórias, e você acreditará que aquilo é real, fruto de investigação que envolveu entrevistas e muita pesquisa. Se esse elo de confiança é quebrado, o documentário perde sentido.
A grande pergunta que "Fabricando Polêmica" propõe é: será mesmo tudo verdade? Ao levantar as falcatruas de Michael Moore, os diretores Debbie Melnyk e Rick Caine, no fundo, discutem os limites da ética no documentário e se é lícito forçá-los por uma bandeira.
A dupla prova que Moore omitiu fatos, distorceu informações e criou meias-verdades para tornar seus filmes mais bombásticos e atraentes -fórmula que cativou a mídia e, por tabela, o público.
Com entrevistas, muita pesquisa e uma mentira aqui, outra ali, o diretor ajudou a fomentar na sociedade o debate de temas que mereciam reflexão, como a ação da indústria armamentista americana ("Tiros em Columbine", 2002) e a Guerra ao Terror de Bush ("Fahrenheit 11 de Setembro", 2004).
Mas a defesa de "causas nobres" não torna aceitáveis as manipulações de Michael Moore, e "Fabricando Polêmica" deixa isso bem claro ao apresentar a maior fraude do diretor: a omissão das entrevistas com o presidente da GM em "Roger e Eu" (1989).
"Fabricando Polêmica" adota um tom negativo em relação a Moore desde o início, quando sobrepõe depoimentos contra o diretor. É a única fraqueza do filme, pois joga a platéia de imediato contra o cineasta, algo que a comprovação das fraudes de Moore já faria naturalmente.


FABRICANDO POLÊMICA - DESMASCARANDO MICHAEL MOORE
Direção:
Debbie Melnyk e Rick Caine
Quando: hoje, às 18h, no CCBB (Rio); amanhã, às 19h, no Cinesesc (São Paulo)
Avaliação: bom


Texto Anterior: Tiros em Michael Moore
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.