São Paulo, sexta-feira, 28 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

Patricia Stavis/Folha Imagem
O juiz Nelson Nery, o advogado Rubens Naves e a arquiteta Tania Eustáquio na casa do ex-secretário da Educação Gabriel Chalita


Palavra de ordem
Na esteira dos recordes de popularidade de Lula, a oposição vai levantar novamente o fantasma do terceiro mandato -desta vez, "lutando" contra um eventual plebiscito que o governo poderia convocar para aprovar a idéia. A questão seria discutida em reunião de Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP) com o ex-senador Jorge Bornhausen, ex-presidente do DEM, nesta semana, mas o encontro foi adiado por causa do acirramento da disputa entre tucanos e democratas pela Prefeitura de São Paulo.

AMARELO
"Estamos preocupados. Essas viagens, esses palanques, esses discursos que o Lula está fazendo mostram que ele está semeando o terceiro mandato", diz Bornhausen. Ele afirma que a luz amarela "acendeu" outra vez com a aprovação, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, na semana passada, de um projeto que diz que plebiscitos devem ser realizados junto com eleições. "Para fazerem o plebiscito no segundo semestre não custa nada. Basta um decreto legislativo aprovado no Congresso por maioria simples."

REPETE
Lula já repetiu dezenas de vezes que é contra o terceiro mandato e que isso não está no horizonte do governo.

AINDA É CEDO
"Com 60% de aprovação, ele nem liga mais para nós." Palavras de um empresário que, junto com centenas de outros (como Ricardo Salinas, o bilionário mexicano do Banco Azteca), pagou R$ 5.000 e tomou chá de cadeira de quase quatro horas para ver Lula discursar no Fórum de Empresários México/ Brasil, ontem, em Recife. A chegada do presidente estava prevista para as 9h. Ele só apareceu depois do meio-dia.

VIGILANTE
Secretário municipal mais identificado com José Serra, Andrea Matarazzo tem três possibilidades ao deixar a Prefeitura. Uma delas é ser candidato a vereador; a outra, ser vice de Gilberto Kassab caso vingue a coligação de seu partido, o PSDB, com o DEM.
 

E a terceira: ser vice de Geraldo Alckmin (PSDB-SP), indicado por Serra numa chapa tucana puro-sangue.

PONTE AÉREA
O governo José Serra vai bater bumbo com os números da dengue no Estado, em contraposição à epidemia no Rio de Janeiro. Até ontem, São Paulo registrava 919 casos da doença, contra 26 mil do Rio. Na segunda, o governador deve participar do lançamento do "Dia D", de prevenção à doença, visitando casas no bairro de Perus.

EM CENA
Caso consigam aprovar a criação de uma secretaria especial para o teatro, ainda que contra a vontade do Ministério da Cultura, os artistas e produtores da área vão levantar uma segunda bandeira. Eles querem criar a Ancena -uma agência para o teatro, nos moldes da Ancine, que regula o cinema nacional.

POUCOS E BONS
E a atriz Ruth Escobar completará 72 anos no dia 31 de março. Com a saúde debilitada, receberá poucos amigos para comemorar a data.

ROUPA SUJA
As críticas do apresentador Ratinho, na "geladeira" do SBT desde o ano passado, contra o "Aqui Agora" causaram desconforto em colegas de emissora. "É lamentável que o Ratinho se mostre tão ressentido e expresse isso contra nós", diz James Akel, comentarista de política e variedades do programa. "Minha avó já dizia: roupa suja se lava em casa".

HERDEIRO
O ator Milhem Cortaz, o "fanfarrão" tenente Fábio, de "Tropa de Elite", vai ser pai. A mulher dele, a atriz Ziza Brisola, está grávida do primeiro filho. O ator, aliás, não fará o seriado de "Tropa de Elite" na Globo. Assim como Maria Ribeiro, que fez a mulher do capitão Nascimento, ele tem contrato com a Record.

TIME
Ronaldo terá a companhia do lutador Vitor Belfort, do judoca Flávio Canto e do atacante Morais, do Vasco, quando vier ao Brasil em abril, para continuar o tratamento de sua lesão no joelho. Os atletas costumam usar a clínica de fisioterapia R9, do "Fenômeno", no Rio, e estarão por lá nesse período.

CURTO CIRCUITO

O STANDARD BANK comemora hoje seus dez anos no Brasil com show de Caetano Veloso, no Terraço Daslu.
O MÚSICO JOÃO BOSCO se apresenta hoje e amanhã com a Orquestra Jazz Sinfônica, no Auditório Ibirapuera, às 20h. A direção artística é do maestro João Maurício Galindo.
ESTRÉIA HOJE, às 20h30, a ópera "La Traviata", de Verdi, na abertura da temporada do teatro São Pedro, na Barra Funda.
MÉDICOS da clínica americana Mayo Clinic, especializada no tratamento de câncer, visitam hoje o hospital A.C. Camargo.
A CHOPERIA GENUÍNO, na Vila Mariana, está com jardim remodelado, assinado pelo arquiteto Israel Oliveira.
O RESTAURANTE BEFRESH, no Itaim, lança cardápio especial para "happy hour", com drinques e entradas naturais.

com AUDREY FURLANETO, DIÓGENES CAMPANHA e DÉBORA BERGAMASCO

Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Última Moda - Alcino Leite Neto: Moda dadá
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.