São Paulo, sexta-feira, 28 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONEXÃO POP

Pitacos

O grupo Mystery Jets faz disco de tempero psicodélico; e o Jesus and Mary Chain acerta show no Brasil

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

ESTE 2008 tem sido frutífero em discos, músicas e remixes. Aqui, um pouco do que está rolando.

 

Mystery Jets, "Twenty One".
Se esse grupo inglês tivesse feito apenas "Young Love", já teria em mãos "a" música pop de 2008. A faixa tem melodia e letra de uma delicadeza que desarma qualquer um. Mas o disco tem muito mais, e um rock de tempero psicodélico e sessentista ilumina canções como "Flakes", "Half In Love with Elizabeth", "Two Doors Down" e "Hand Me Down".

The Long Blondes, "Couples".
Como o do Mystery Jets acima, este álbum foi produzido pelo ótimo DJ/produtor Erol Alkan. "Couples" é irregular; vale a pena por "Century", "Guilt", "I'm Going to Hell" e "Here Comes the Serious Bit".

Carl Craig, "Sessions".
Impressiona a variedade de recursos desse prolífico produtor de Detroit. Neste disco duplo, músicas próprias e remixes são construídos com requinte, a partir do uso de teclados, cordas e batidas criativas. Se você quer uma síntese do que de melhor a dance music tem produzido, ouça "Sessions".

Hercules and Love Affair.
Projeto do americano Andrew Butler, que em 19 de abril faz DJ set no Vegas. Disco music emocional, inesperada, com linhas melódicas, uso de vocal. Concorre a disco do ano.

Foals, "Antidotes".
Ouço, ouço e não sei se isso é disco-punk, rock psicodélico, new folk experimental. Talvez esse inclassificável quinteto britânico seja tudo isso ao mesmo tempo. Comece por "Red Sock Pugie", "Balloons", "Cassius" e "Big Big Love (Fig. 2)".

Friendly Fires, "Your Love".
O cover dessa clássica faixa house deve assustar puristas. Não se assuste.

MGMT, "Kids". Como bandas novas deveriam fazer música.

Black Kids, "I'm Not Gonna Teach Your Boyfriend How to Dance with You (Twelves Replay)".
Os cariocas Twelves nem mexem tanto, mas dão novo significado à música.
 

Aficionado por Judy Garland, o americano Rufus Wainwright traz seu pop que vai do kitsch ao intimista ao Via Funchal, em 9/5.
 

O esperto quarteto de electro-rock Dragonette (www.myspace.com/dragonetteband), de "I Get Around" e "Take It Like a Man", faz apresentação única em São Paulo em 12 de abril, no clube Glória.
 

Amanhã tem Steve Albini em São Paulo. Conhecidíssimo produtor de rock ("In Utero", do Nirvana, "Surfer Rosa", do Pixies), Albini é guitarrista do Shellac, banda que toca no clube Clash neste sábado, às 21h (R$ 35).
 

Teve gente que tentou trazer o Jesus & Mary Chain para o Brasil. E ouviu do empresário dos escoceses que não dava. Porque a banda já está acertada com um festival brasileiro que acontece em 8 de novembro. Festival brasileiro que acontece em 8 de novembro é o Planeta Terra.

thiago@folhasp.com.br

Texto Anterior: Crítica: Disco expressa urgência social em tom de rock
Próximo Texto: Música: Programa recorda 1º LP de Tim Maia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.