São Paulo, sexta-feira, 28 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música

Programa recorda 1º LP de Tim Maia

DA REPORTAGEM LOCAL

Na década de 60, enquanto seu amigo Roberto Carlos se tornava o Rei, Tim Maia (1942-1998) vivia no anonimato por aqui ou entre biscates e prisões nos Estados Unidos. Mas em 1970 seu vozeirão foi, enfim, ouvido.
Primeiramente, cantando a sua "These Are the Songs" em duo com Elis Regina num disco dela. Em seguida, gravando seu LP de estréia, "Tim Maia", que ficou 20 semanas entre os mais vendidos, à frente até do Rei.
Na abertura da segunda temporada de "O Som do Vinil" -que terá 26 programas neste ano contra os seis de 2007-, o baterista dos Titãs e pesquisador Charles Gavin conta a história deste disco com começo, meio e fim: faz um passeio pela vida anterior de Tim no primeiro bloco e se dedica no segundo ao LP, de onde saíram "Primavera", "Azul da Cor do Mar" e "Coroné Antônio Bento".
O leque de entrevistados (Nelson Motta, Roberto Menescal, Hyldon, Carlos Dafé e outros) permite que se tenha uma boa panorâmica sobre o disco. Não há tempo para se dissecar faixa a faixa, embora seja possível saber curiosidades sobre algumas, como "Padre Cícero", por exemplo.
A vantagem é que, dessa forma, evita-se o tecnicismo e predomina a leveza, mais apropriada ao estilo de Tim Maia -o musical, não o físico. (LFV)

O SOM DO VINIL - TIM MAIA
Quando:
hoje, às 21h30
Onde: no Canal Brasil


Texto Anterior: Conexão pop: Pitacos
Próximo Texto: Crítica Só se vê o que se deseja em "Os Infiltrados"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.