UOL


São Paulo, segunda-feira, 28 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Pequenos Heróis
Record, 14h.
 
(Little Heroes). EUA, 99. Direção: Henri Charr. Com Thomas Garner, Brad Sergi. Empresa poderosa contrata trapalhões para sequestrar o filho do homem que, em depoimento, pode prejudicá-la.

Acertando as Contas com Papai
Globo, 15h25.
 
(Getting Even with Dad). EUA, 94, 108 min. Direção: Howard Deutsch. Com Macaulay Culkin, Ted Danson. Filho (Culkin) esconde o dinheiro do pai ladrão (Danson) a fim de fazer pequena chantagem: caso não se comporte por uma semana como um pai normal, não verá mais a cor do dinheiro.

Loucademia de Polícia 2 - Primeira Missão
SBT, 15h45.
 
(Police Academy 2 - Their First Assignment). EUA, 85, 88 min. Direção: Jerry Paris. Com Steve Guttenberg, Bubba Smith. Os jovens cadetes de polícia, após árduo treinamento, são designados para sua primeira missão. Burlesco precário.

Código do Silêncio
Record, 21h.
  
(Code of Silence). EUA, 85, 102 min. Direção: Andrew Davis. Com Chuck Norris, Henry Silva. Norris é o policial violento que rompe com as normas corriqueiras da lei para enfrentar luta violenta entre gangues rivais. Dirigido por Davis ("O Fugitivo"), motivo de alguma atenção para o filme.

Perigo Abaixo de Zero
Globo, 22h.
 
(Crash Point Zero). EUA, 2000. Direção: Jim Wynorski. Com Treat Williams, Hannes Jaenicke. Avião transportando uma invenção que pode destruir o mundo é interceptado por terroristas. Os sobreviventes vão parar em uma montanha gelada, onde enfrentam os problemas típicos de aventuras mirabolantes: fome, animais perigosos, além dos terroristas, é claro.

Rajadas de Fogo
Bandeirantes, 22h15.
    
(Once a Thief). Hong Kong, 91, 90 min. Direção: John Woo. Com Chow Yun-Fat, Leslie Cheung. Três ladrões decidem dar um último e retumbante golpe, roubando obras de arte na Riviera Francesa. Mas nem tudo sairá como esperam. Outro dos belíssimos filmes de ação feitos por Woo quando ainda trabalhava em Hong Kong, e com dois de seus atores favoritos, Yun-Fat e Cheung.

Intercine
Globo, 1h55.

Abre a semana o escolhido entre os suspenses "Golpe Arriscado" (95, de Janet Meyers, com Mare Winningham, Nick Chinlund) e "Armadilha da Morte" (89, de Fred Walton, com Kathleen Quinlan, Bruce Abbott).

Força Sinistra
Globo, 3h30.
  
(Lifeforce). EUA, 85, 100 min. Direção: Tobe Hooper. Com Steve Railback, Mathilda May. Bela vampira interespacial cai na Terra, disposta a, com dois companheiros, barbarizar Londres. Embora Tobe Hooper nunca tenha reencontrado a força sinistra de "Poltergeist" (1982), seu filme anterior, aqui o sexo e senso de humor puxam o horror. (IA)

Fritz Lang e o paraíso perdido

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Esses filmes passaram há pouco tempo, mas vale a pena voltar a eles: "O Tigre de Bengala" e "Sepulcro Indiano" (Telecine Classic, 16h50 e 18h30, respectivamente).
O projeto é de antes de Fritz Lang fugir da Alemanha nazista, mas só foi realizado no seu retorno, em 58. A história gira em torno de um marajá indiano e um arquiteto europeu (com uma mulher no meio, mestiça).
Talvez, na origem, Lang pensasse no destino alemão de país sem colônia, que sonha intensamente com terras exóticas. No momento de fazê-lo, no entanto, a relação entre europeus e bárbaros (ponha aspas nisso) está transformada, e o colonialismo, agonizante. O sonho de agora não é o de um destino possível, porém de um destino já perdido.
Mas, cena após cena, quanta classe na aventura!


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.