|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
POLÍTICA CULTURAL
Pasta libera R$ 9,4 mi à trupe do Canadá
Gil afirma que patrocínio do MinC ao Cirque du Soleil é "distorção"
DA REPORTAGEM LOCAL
O ministro da Cultura, Gilberto
Gil, chamou de "distorção" a liberação autorizada por sua pasta de
R$ 9,4 milhões em patrocínio para a temporada no Brasil do grupo
canadense Cirque du Soleil, prevista para agosto e outubro.
"Estamos criando mecanismos
na lei [Rouanet] para evitar distorções desse tipo, para dar a ela o
caráter mais público para o qual
ela foi criada", disse o ministro,
anteontem, em São Paulo.
O patrocínio ao Cirque du Soleil, cujos ingressos do espetáculo
"Saltimbanco" custam entre R$
50 e R$ 370, foi aprovado pelo
MinC por meio da Lei Rouanet,
que autoriza empresas a destinar
até 4% de seu Imposto de Renda à
realização de projetos culturais.
O patrocinador do Cirque du
Soleil no Brasil é o banco Bradesco, que não quis comentar o tema,
abordado anteontem na Folha.
Segundo o MinC, a empresa CIE,
produtora da turnê do grupo canadense ao Brasil, reuniu até agora R$ 7,1 milhões em patrocínio.
Gil previra para ontem a edição
de decreto com modificações na
Lei Rouanet, o que não ocorreu. O
MinC havia divulgado as mudanças que estariam no decreto, classificadas de "cosméticas" em artigo do editor da Ilustrada, Marcos
Augusto Gonçalves. Gil rebateu:
"Há cosméticas por aí que têm capacidade muito grande de agir sobre a pele, a pele cultural do país".
Texto Anterior: "Cobras & Lagartos": Após polêmica, motoboy vira motociclista Próximo Texto: Crítica/"O corte": Costa-Gavras faz crítica à competição brutal Índice
|