São Paulo, sábado, 28 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

Morre Valenti, o lobista da indústria

DA REPORTAGEM LOCAL

Morreu na quinta-feira, aos 85 anos, Jack Valenti, ex-presidente da Motion Picture Association of America (MPAA), entidade que representa politicamente os sete maiores estúdios de cinema de Hollywood (Disney, Sony, Warner, Fox, Paramount, Universal e MGM).
Valenti morreu em sua casa, em Washington, em conseqüência de uma embolia sofrida no mês passado. Ele estava internado no centro médico da Universidade John Hopkins de Baltimore, de onde recebeu alta.
Durante 38 anos, Jack Valenti foi considerado o todo-poderoso da indústria cultural dos Estados Unidos, por conta de sua firme atuação como lobista da MPAA, associação cuja função é defender os interesses da indústria do cinema norte-americano. Ele deixou o cargo em março de 2004, anunciando sua aposentadoria. A atitude que, na época, foi considerada como o possível fim de uma era.
Como presidente da MPAA, Valenti liderou o combate à pirataria, visitou países que pretendiam impor medidas de proteção ao cinema nacional, que ameaçavam a entrada de filmes norte-americanos, e implantou o sistema de classificação dos filmes -que determina a carreira comercial das obras e é acusado de favorecer filmes violentos e prejudicar os que têm cenas de sexo.
Em repercussão a sua morte, o cineasta Steven Spielberg disse que "em tempos de negócios sem razão, Jack Valenti era a grande voz da razão". O presidente George W. Bush manifestou suas condolências.


Texto Anterior: Violoncelista Rostropovich morre aos 80
Próximo Texto: Diários inéditos levados a leilão revelam mundo caótico de Bacon
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.