São Paulo, sexta-feira, 28 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA

Com o número recorde de 2.374 inscritos, premiação divulga os cerca de 180 selecionados para 17 categorias

Prêmio Jabuti 2004 anuncia finalistas

DA REDAÇÃO

Os finalistas das 17 categorias do Prêmio Jabuti 2004 foram divulgados pela Câmara Brasileira do Livro na noite da última quarta-feira. Ao todo, cerca de 180 nomes, dos recordistas 2.374 inscritos (no ano passado, foram 2.016), concorrem ao prêmio literário, que neste ano instituiu mudanças, como o local da premiação, que antes ocorria durante a Bienal do Livro no Rio e em SP e agora terá uma cerimônia própria, e o "Guia de Orientação aos Jurados", que determina critérios para a avaliação das obras.
Os vencedores devem ser conhecidos no próximo dia 5 de julho e ganham um prêmio bruto de R$ 1.000.
Na categoria "Romance", uma das vitrines da premiação, a editora Companhia das Letras aparece em quatro das dez indicações.
São dela os títulos "Mongólia", do colunista da Folha Bernardo Carvalho, "Diário de um Fescenino", de Rubem Fonseca, "Budapeste", de Chico Buarque, e "A Tarde de Sua Ausência", de Carlos Heitor Cony, também colunista da Folha.
A categoria ainda traz os títulos "Cantos de Outono", escrito por Ruy Câmara e editado pela Record, "Pérolas Absolutas", de Heloísa Seixas, também da Record, "A Margem Imóvel do Rio" (L&PM), de Luiz Antonio de Assis Brasil, "Araã" (Hedra), de Evandro Affonso Ferreira, "Um Beijo de Colombina" (Rocco), de Adriana Lisboa, e "Ugolino e a Perdiz" (Cosac & Naify), de Davi Arrigucci Jr..

Nova categoria
Uma das novidades criadas nessa edição, a 17ª categoria do Jabuti engloba "Arquitetura, Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes" e tem cinco das indicações pertencentes à Cosac & Naify: "O Lugar do Escritor", do editor de Fotografia da Folha, Eder Chiodetto, "Alexandre Wöllner - Design Visual 50 Anos", de Alexandre Wöllner, "Revisão Crítica do Cinema", de Glauber Rocha, "O Olhar e a Cena", de Ismail Xavier, e "O Rococó Religioso no Brasil", de Myrian Andrade Ribeiro de Oliveira.
Também concorrem na nova categoria "São Paulo, Anos 20" (Melhoramentos), de João Luiz Lusa, Evandro Carlos Jardim e Ricardo Mendes, "Medidas de Cidades entre Territórios de Vida e Territórios Vividos" (Cortez), de Dirce Koga, "Patrimônio Construído" (Capivara), de Cristiano Mascaro, "Ver É Compreender: Design como Ferramenta Estratégica de Negócio" (Senac-Rio), da Pós Imagem Design, "Academia Brasileira de Letras - Histórias e Revelações" (Dezembro Editorial), de Daniel Piza, e "Velhas Fazendas" (Imprensa Oficial/Edufscar), de Vladimir Benincasa.


Texto Anterior: Auf der Maur
Próximo Texto: Cinema/estréias: Argentino contrasta paisagem épica com vidas insignificantes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.