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CRÍTICA
Folias expõe a utopia possível em espetáculo
SERGIO SALVIA COELHO
CRÍTICO DA FOLHA
"Eu não quero saber da revolução, eu quero saber de
mim". A citação aproximada desse pungente texto do venezuelano
José Ignácio Cabrujas parece dobrar os sinos para a crença no socialismo. No entanto, como endossa o diretor Marco Antonio
Rodrigues no programa de "El
Dia que me Quieras", "a reafirmação do socialismo (é que) tudo se
articula, e cada homem é responsável pelo mundo inteiro". A utopia é responsabilidade de cada indivíduo, mas como não cair na
automistificação?
Cabrujas veio da telenovela,
mas sempre soube utilizar a farsa
popular de cada dia como um irreverente instrumento de análise
das mediocridades e pequenos
heroísmos da América Latina. O
dilema de Maria Luíza entre ir para uma fabulosa União Soviética,
com o eterno noivo Pio que a ilude, e presenciar uma milagrosa
porém real vinda de Carlos Gardel à seu decadente casarão, deixando nela a marca indelével do
mito do "self-made man", é facilmente identificável: qual a melhor
utopia, a fama ou a revolução?
Rodrigues, assistido por Atilo
Beline Vaz, soube tirar desse humor desesperado um belo espetáculo, que aceita de peito aberto todos os excessos do texto, concretizando em imagens precisas e hilárias cada evocação dos diálogos,
provando sobretudo que o vaudeville nativo não tem porque se
condenar a uma grosseria reacionária e mal-acabada, que acha
que o riso fácil justifica tudo, como infelizmente ainda é regra.
Contra os carrascos da inteligência a peça usa soluções refinadas, como os belos figurinos de
Vaz e o cenário de Ulisses Cohn,
que não hesita em transbordar
para a calçada, e um acompanhamento musical ao vivo.
O espetáculo se impõe pelo entusiasmo dos atores. Simoni Boer
dá conta da complicada partitura
de Maria Luiza com uma felicidade de criança, inocência em contraponto ao histrionismo da Tia
Elvira de Bete Dorgam, que escapa aos clichês graças a uma apurada técnica de clown. Reinaldo
Maia, no implausível galã Pio, tem
um grande momento no final,
quando reafirma sua fé na utopia.
E quando Gardel canta pela voz e
prumo de Dagoberto Feliz a esperança de ver a rosa se vestir de festa, o riso e a melancolia se misturam ao se expor assim nossa precariedade. Quando o sonho do
fim da fome deságua em sórdidas
histórias de correios, resta o riso
como último bastião da utopia.
El Dia que me Quieras
Quando: qui. a sáb., às 21h, dom., às 20h
Onde: Galpão do Folias (r. Ana Cintra, 213, Santa Cecília, tel. 3361-2223
Quanto: R$ 20
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