São Paulo, domingo, 28 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Web investe em interação com vídeos para atrair fãs; celulares terão ringtones

JULIANO BARRETO
THIAGO NEY

DA REPORTAGEM LOCAL

Ficar longe da televisão durante os jogos da Copa será menos insuportável para os fãs de futebol no Mundial deste ano. Os portais brasileiros apostaram alto no casamento entre internet e vídeo. Já as operadoras de telefonia celular tentarão marcar seus gols com a ajuda de serviços interativos.
Na rede, o investimento mais pesado foi feito pela versão on-line da Globo. No www.globoesporte.com/copa, os assinantes poderão ver ao vivo qualquer um dos 64 jogos da Copa, além de clipes da programação de Sportv e Globo.
O Yahoo! (em inglês, fifaworldcup.yahoo.com) fez parceria com a Fifa para oferecer vídeos sobre a história das edições do torneio. Nas reportagens da versão brasileira da página (br.esportes.yahoo.com/copa2006), há até o inusitado "Guia da Cerveja".
A página especial do UOL para a Copa terá o colunista da Folha Juca Kfouri no comando de um blog, de um programa de TV e de um podcast. No esporte.uol.com.br/copa/2006/ tv, o internauta poderá assistir a gols e reportagens e conhecer as cidades que recebem os jogos. A Folha Online (www.folha.com.br/folha/especial/2006/copa/), entre outros serviços, oferece um simulador em que o internauta pode projetar as fases da Copa de acordo com seus palpites, além da ficha dos jogadores brasileiros que já disputaram o torneio.
O diário "Lance!" colocou em sua página (www.lancenet.com.br/copa2006/) blogs de jornalistas, notícias em tempo real e informações históricas. Os portais Terra (esportes.terra.com.br/futebol/copa 2006) e iG (www.ig.com.br) contarão com equipes na Alemanha e transmissão de entrevistas. Todos os portais terão áreas de acesso livre, mas, em vários casos, apenas seus assinantes poderão assistir aos vídeos com qualidade de imagem razoável.
As operadoras aproveitarão o Mundial para oferecer aos usuários vários serviços interativos -alguns deles, pagos.
A Claro terá ringtones temáticos, exibição de vídeos tirados do Canal 100 e acompanhamento dos jogos, enquanto na TIM pode-se fazer download de músicas e de gritos de torcidas. A Vivo conta com informações sobre os jogadores brasileiros e vídeos com os melhores momentos das partidas. A Oi fornecerá papéis de parede, notícias e um quiz, entre outros.


Texto Anterior: TV por assinatura
Próximo Texto: Quadrinhos capturam violência da vida urbana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.