São Paulo, domingo, 28 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Cinema surgiu com idéia de imitar ópera

CRÍTICO DA FOLHA

A idéia de usar o cinema para apresentar óperas existia antes mesmo da criação do cinematógrafo, em 1895, e era derivada, em parte, da popularidade desse gênero nos séculos anteriores. Thomas Edison, um dos precursores do cinema com seus aparelhos de exibição de imagens em movimento, anunciou, em 1893, seu plano de "criar uma combinação de fotografia e eletricidade por meio da qual alguém visse formas e ouvisse vozes como se estivesse na ópera".
Logo após o advento do cinema, em 1898, registrou-se uma versão de dois minutos de "A Filha do Regimento", de Donizetti. Antes do sonoro, os filmes eram exibidos ao som de orquestras, o que estimulou a presença de astros como Caruso, na versão que Cecil B. DeMille filmou de "Carmen", em 1916. Com a chegada do som, em 1927, Hollywood contratou astros de ópera para fazer filmes.
Mas a própria indústria inventou um concorrente para si mesma, ao transformar os musicais em substitutos ultrapopulares daquela que no século 19 pretendeu ser a obra de arte total. (CSC)


Texto Anterior: DVDs - Crítica/"Flauta Mágica": Edição comemorativa reaviva encontro de Bergman e Mozart
Próximo Texto: Crítica/"CSI - 4ª Temporada"/"Perigo a Sete Palmos - Episódio Especial": Quarto ano da série explora a paranóia atual
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.