São Paulo, sexta-feira, 28 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Walter Salles revê filmes de estrada

Cineasta mostra trechos de "On the Road", documentário em produção

Filme é ponto de partida para a adaptação de livro de Jack Kerouac; Coppola tem direitos sobre obra desde 1979


ANA PAULA SOUSA
DE SÃO PAULO

O cineasta Walter Salles aproveitou o lançamento do livro "Na Estrada - O Cinema de Walter Salles" (Publifolha), escrito pelo jornalista da Folha Marcos Strecker, para trazer à luz trechos do documentário "On the Road", laboratório de um projeto com um quê de épico.
"O único jeito de fazer esse filme era fazendo, antes, um documentário em busca do filme", disse o diretor, numa aula-exposição realizada na quarta-feira, em São Paulo.
"Quis entrar em contato com os vários diretores que passaram por esse projeto", disse. E não foram poucos os nomes e ideias.
Os direitos sobre o mítico livro de Jack Kerouac pertencem, desde 1979, a Francis Ford Coppola. Dennis Hopper, Gus van Sant e até Jean-Luc Godard chegaram perto do projeto. E fugiram.
"Teve um momento em que pensamos até em fazer o filme na Rússia", conta Coppola, dando a dimensão de delírio que sempre norteou a adaptação. Para torná-la possível, Salles achou que era preciso, antes, entender o sentido do filme de estrada.
Ele volta à própria cinefilia para explicar o gênero. "Comecei a ver filmes em Paris, criança. Não gostava da cidade e o cinema foi a possibilidade de escape", conta. "O cinema me abriu as portas para o mundo. Isso nos leva à origem do road movie."
O filme de estrada, segundo Salles, nasce com os diretores que, ainda na era do filme mudo, "mapearam a geografia física e humana" até então desconhecida.
Colar a câmera a personagens que se movem no espaço é, ainda, uma maneira de descobrir a identidade de um país e de uma sociedade. Os westerns fizeram isso. "Sem Destino" (1969), de Dennis Hopper, também. É o que "On the Road" buscará.


Texto Anterior: Crítica/MPB: Em álbum solo, cantora não perde a majestade de musa
Próximo Texto: Crítica/Em Produção: Documentário é uma viagem pela história do cinema
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.