São Paulo, sábado, 28 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DAS LETRAS

JOSÉLIA AGUIAR - joselia.aguiar@grupofolha.com.br

Obras de ciência

Conhecida por títulos de artes e história, a Imprensa Oficial deve ampliar o catálogo de ciências com a tradução de obras de referência estrangeiras. Essa é uma das prioridades da gestão do novo presidente, Marcos Monteiro, ex-secretário de Gestão Pública que sucede Hubert Alquéres, ocupante do posto nos últimos oito anos. "Queremos baratear livros que custam mais de R$ 2 mil para universitários." Fazer funcionar o conselho editorial é outra mudança. "A decisão não pode ficar só com o presidente", diz Monteiro. Criar um catálogo de infantojuvenis é um dos planos.

"Há tantos títulos, tantas tentações à venda, que eu mesmo não consigo comprar nada e me admiro do leitor que visita uma feira de livros"
Juan Gelman, 81, poeta argentino, no vídeo que abre a cobertura digital do jornal "El País" durante a 70ª Feira do Livro de Madri, que começou ontem e vai até 12 de junho

AP Photo/Kin Cheung
IPAD CHINÊS
Mais que dobrou no último ano o lucro da Lenovo, fabricante de tablets da China no contra-ataque dos rivais do Ocidente.

// NADA DE ANTROPOFAGIA
As preferências culinárias de Oswald de Andrade nada tinham de extravagantes. No café da manhã, pão com mel amassado na manteiga e ovos mexidos com farofa e aveia. No almoço, galinha de cabidela ao molho pardo preparado pela sua cozinheira de anos. Gostava também de bacalhoada e pato com laranja.
Os ingredientes, ele ia comprar, com Julieta, então sua mulher, de táxi, no Mercado Municipal.
Quem conta é a historiadora Márcia Camargos, que prepara para a editora do Senac São Paulo, com a ajuda de Rudá de Andrade, neto do escritor, "À Mesa com Oswald de Andrade". O livro será lançado na próxima Flip, que homenageia o modernista. Na pesquisa, a historiadora diz encontrar informações inéditas.

Efeito Pamuk 1 Após o Nobel em 2006 para Orhan Pamuk, a Turquia se animou a exportar sua literatura, e a Sá Editora quer se tornar referência para quem quer comprar livros daquele país. Sai este mês "Palavra Perdida", de Oya Baydar, autora de esquerda que milita pela liberdade de imprensa.

Efeito Pamuk 2 Na lista de obras turcas já programadas pela Sá Editora, há "A Concubina", de Gul Irepoglu, e "Um Golpe de Sorte", de Reha Camuroglu. "É uma literatura nova e rica", diz Eliana Sá, que passou a última semana num simpósio internacional de literatura turca em Istambul. Também esteve o tradutor brasileiro para o turco, Marco de Pinto.

Efeito Pamuk 3 Inédito no Brasil, "O Palhaço e Sua Filha" sai em junho pela Planeta. Foi publicado pela primeira vez em 1935, em inglês. A autora, Halide Edip Advar (1882-1964), foi a primeira turca a frequentar o American College for Girls, escola missionária em Istambul. Exilou-se na Inglaterra e na França, por pressão política.

Ver história "O Negócio do Brasil", do historiador Evaldo Cabral de Melo, vai sair em grande formato, com até 200 ilustrações de época, para inaugurar uma nova coleção da editora Capivara, de Bia e Pedro Corrêa do Lago.

Iconografia Outros clássicos da historiografia pela Capivara serão editados com a mesma fartura de fontes iconográficas. O de Cabral de Melo fica pronto até dezembro, para marcar o ano da Holanda no Brasil.

Artes gráficas "Angelo Agostini - A Imprensa Ilustrada da Corte à Capital Federal, 1864-1910", de Gilberto Maringoni, chega às livrarias pela Devir. A pesquisa, que se estendeu por 15 anos, refaz a trajetória desse que foi o principal artista gráfico em atuação durante a segunda metade do século 19.

Vida nacional Da Guerra do Paraguai à Abolição, Angelo Agostini registrou os principais episódios da vida nacional. O livro é uma versão modificada da tese de doutorado de Maringoni em história social pela USP.


Texto Anterior: Não ficção
Próximo Texto: Crítica/Romance: Fenômeno pop, "Um Dia" vai além da fofura
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.