São Paulo, Sexta-feira, 28 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra traz "making of'

free-lance para a Folha

José Zaragoza desenha -tudo e sempre. Preparando-se para filmar "Até que a Vida nos Separe", foram mais de 1.500 desenhos. A partir da próxima segunda, parte deles pode ser vista no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.
A mostra traz mais de cem sequências, desenhadas plano a plano durante os seis meses que antecederam a produção do filme que estréia hoje. Um enorme "storyboard".
"Storyboards" são sequências de desenhos, usadas em cinema e publicidade para determinar como serão as cenas. É uma espécie de roteiro ilustrado, no qual se definem dados fundamentais da direção de arte e produção do filme.
Não é a primeira vez que Zaragoza sai do mundo publicitário para ocupar um espaço de exposições. Pintor e gravador, já expôs diversas vezes em galerias de São Paulo. Aliás, sua formação artística do catalão está ligada tanto ao cinema quanto à pintura: ainda na Espanha, pintava painéis de filmes em cinemas de Barcelona.
Zaragoza diz que a mostra é destinada a estudantes que queiram aprender como se faz cinema. Para torná-la didática, incluiu os primeiros rascunhos, fotos do "making of" e maquetes dos cenários, em ordem cronológica, de modo a mostrar as etapas da produção.
E Zaragoza não dá descanso à caneta: já começou a desenhar para seu próximo filme, que deverá se chamar "A Pedrada" (leia texto ao lado). (FA)


Mostra: making of de "Até que a Vida Nos Separe"
Onde: Museu da Casa Brasileira (av. Brigadeiro Faria Lima, 2.075, Jardim Paulistano, região sudoeste, tel. 011/ 210-2564)
Vernissage: segunda, às 19h
Quando: de terça a domingo, das 13h às 18h; até 10/6



Texto Anterior: Cinema - "Até Que a Vida nos Separe": Zaragoza filma sua própria classe média
Próximo Texto: São Paulo vista de cima
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.