São Paulo, segunda-feira, 28 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Piratas Modernos
SBT, 14h30.
 
(Jumping Ship). EUA, 2001. Direção: Michael Lange. Com Joseph Lawrence, Matthew Lawrence. Dois turistas americanos na Austrália começam por ser assaltados no aeroporto, depois no barco que alugam, por fim são vítimas de uma tentativa de seqüestro. Feito para TV.

Um Tira da Pesada 2
Globo, 15h40.
  
(Beverly Hills Cop 2). EUA, 1987, 103 min. Direção: Tony Scott. Com Eddie Murphy, Judge Reinhold, Brigitte Nielsen. O primeiro "Tira" servia a Eddie Murphy. O terceiro, de John Landis, servia-se dele. Este segundo, de Tony Scott, fica no meio do caminho, ao narrar o retorno do policial de Detroit (Murphy) a Los Angeles, que já havia barbarizado no filme anterior. Agora, ele ajudará a polícia de lá a liquidar quadrilha liderada por louraça (Nielsen). Não vai desapontar a garotada.

Hannibal
Globo, 22h35.
 
EUA, 2001, 131 min. Direção: Ridley Scott. Com Anthony Hopkins, Julianne Moore, Gary Oldman. Sequência decepcionante de "O Silêncio dos Inocentes", agora com Hannibal, o canibal (Hopkins) voltando à ativa após dez anos na Itália, reencontrando a agente Starling (Moore no lugar de Jodie Foster) e tendo de enfrentar a febre vingativa de uma antiga vítima (Oldman). Um filme grosseiro, sem nada a ver com o original. Inédito.

O Jogo da Paixão
SBT, 1h50.
  
(Tin Cup). EUA, 1996, 135 min. Direção: Ron Shelton. Com Kevin Costner, Rene Russo, Cheech Martin, Don Johnson. Jogador de golfe com talento de campeão e temperamento que o atrapalha, contenta-se em sobreviver dando aulas. Até que um dia passa a dar aulas para a namorada de um rival (Johnson) muito bem-sucedido. Obviamente, ele vai se apaixonar pela garota. E obviamente vai querer encarar o velho adversário.

Intercine
Globo, 2h30.

O filme que será exibido hoje é "Coisas de Casais" (1997, de Adam Parker, com Drew Barrymore, Jennifer Beals). Projecionista de cinema conhece veterinária e começam a namorar. Mas, enquanto ela pensa em casamento, ele não se sente tão seguro. E uma amiga, interessada no rapaz, tenta convencê-lo de que a namorada está saindo com outro.

Um Século em 43 Minutos
SBT, 4h10.
  
(Time after Time). EUA, 1979, 120 min. Direção: Nicholas Meyer. Com Malcolm McDowell, David Warner. No fim do século 19, cientista cria a máquina do tempo. Quem embarca nela, no entanto, é Jack, o estripador, em fuga para o século 20. O cientista vai atrás, disposto a evitar novos e terríveis crimes. Idéia a que não falta imaginação, para o modesto Meyer, de "O Dia Seguinte". Só para São Paulo. (IA)

Matéria controversa

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Mesmo os mais atrevidos dos personagens de Bernardo Bertolucci são tristemente desprotegidos. Do rico e solitário menino de "Antes da Revolução" ao imperador Pu-Yi, passando pelo Marlon Brando do "Último Tango em Paris", sempre eles nos comovem pela fragilidade.
Nenhum, talvez, mais que o Joe de "La Luna" (Telecine Emotion, 0h35), talvez o mais complexo, apaixonado e belo filme do italiano. A mãe dele, Caterina, sabe disso. Aliás, antes Caterina dedica-se ao frágil amante, que se suicida.
Até onde deve ir a dedicação de uma mãe? É matéria controversa (como o filme, por sinal).
O certo é que, sendo cantora de ópera, a tentação do excesso, do trágico, acompanhará Caterina. E o incesto não será uma resposta a excluir.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.