São Paulo, quarta-feira, 28 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Divulgação/TV Record
LÁ FORA O cantor Léo Jaime e o apresentador Celso Cavallini em gravação do "Brazil in Concert", na semana passada; esse é um dos cinco programas que a Record produz só para seu canal internacional

Sucesso na TV, ‘O Bem Amado’ vira filme

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Sucesso na televisão como novela e seriado da Globo, "O Bem Amado", de Dias Gomes (1922-1999), vai ser levado ao cinema.
A produtora cinematográfica Paula Lavigne, mulher do cantor Caetano Veloso, assina nesta semana com os herdeiros do escritor a compra dos direitos da peça teatral "Odorico, Bem Amado, e os Mistérios do Amor e da Morte", de 1962, que deu origem aos dois programas de televisão.
Nada se fala ainda oficialmente sobre o projeto, mas especula-se que a direção do longa-metragem será de Guel Arraes (diretor de núcleo da Globo). Guel e Lavigne são parceiros atualmente no filme "O Coronel e o Lobisomem", produzido por ela e dirigido por ele.
A novela "O Bem Amado" foi exibida pela Globo em 1973. Para criar a história de Odorico Paraguaçu (Paulo Gracindo), Dias Gomes se baseou em um político verídico do Espírito Santo, que foi eleito prefeito com a promessa de construir um cemitério na cidade.
Paraguaçu, que morrera no último capítulo da novela, ressuscita e retoma a Prefeitura de Sucupira na série "O Bem Amado", transmitida pela Globo de 1980 a 1984.
Outra obra de Dias Gomes foi vendida recentemente pela família para adaptação no cinema. E também não foi para a Globo.
A peça "O Berço do Herói", de 1965, base para a novela "Roque Santeiro" (exibida pela Globo em 1985/1986), foi comprada pela produtora Master Shot Films.

OUTRO CANAL

Pernas 1 Não foi nada bem a volta das mocinhas do jornalismo do SBT, anteontem à tarde. As ex-"Casa dos Artistas" Cinthia Benini, de vestido curto, e Analice Nicolau, de calça, conseguiram derrubar a audiência de 6,7 para três pontos nos primeiros quatro minutos do "Jornal do SBT" (dados preliminares do Ibope na Grande SP).

Pernas 2 O "Jornal do SBT" (que ainda por cima é gravado) teve só três de média. O "Passa ou Repassa", exibido antes no mesmo horário, registrava de oito a nove. Luiz Gonzaga Mineiro, ex-diretor de jornalismo da Record, foi convocado a apresentar um projeto de "telejornalismo de verdade" para Silvio Santos daqui a três meses.

Consciente O prefeito do Rio, Cesar Maia, afirma que se informou sobre o personagem de Mário Frias em "Senhora do Destino" antes de topar dar dicas a ele. O ator faz o papel de um político "autocentrado e egoísta". Maia diz que Frias acompanhará vários candidatos em campanha e que foi o primeiro escolhido pelo ator.

Grudou O instituto de pesquisa Datafolha e o Controle da Concorrência (serviço que monitora a exibição de publicidade nas TVs) lançam em agosto um software capaz de medir a eficácia dos merchandisings televisivos. O método mostrou, por exemplo, que a Natura foi a marca mais lembrada pelos telespectadores dentre os anunciantes de "Celebridade". O banco Itaú ficou em segundo lugar.

E-mail - laura@folhasp.com.br

Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.