São Paulo, quinta-feira, 28 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


O faroeste sem exibicionismo

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Enquanto alguma companhia entupiu o pessoal do Telecine Classic de faroestes medianos para efeito de um ciclo, o Max Prime, modestamente, entra com "O Homem que Luta Só", num horário ingrato (4h).
Mas o filme vale o esforço (ao menos o de pôr para gravar), inclusive porque integra uma das mais ilustres séries de faroestes dos anos 50, a realizada por Budd Boetticher para a Columbia, com Randolph Scott, produção de Harry Joe Brown e fotografia de Lucien Ballard.
Como em todos os demais, a ação é mínima, assim como o número de personagens: um pistoleiro é preso por um caçador de recompensas. Após o que se inicia um delicado, mas infernal, jogo de xadrez entre eles. É seco, clássico, sem firula ou exibicionismos: vale a pena.

TV ABERTA

Além das Estrelas
Record, 14h.
(Beyond the Stars). EUA, 1989, 94 min. Direção: David Saperstein. Com Martin Sheen, Christian Slater. Quando faz amizade com o jovem (e perturbado) Slater, o ex-astronauta Sheen começa a lhe contar histórias estranhas sobre sua viagem à Lua e sobre a descoberta de radiação por lá. Histórias que vão deixar transtornado o pai do rapaz, por sinal funcionário da Nasa.

Buffy, a Caça-Vampiros
Globo, 15h55.
(Buffy, the Vampire Slayer). EUA, 1992, 98 min. Direção: Frank Rubel Kazui. Com Kristy Swanson, Luke Perry, Donald Sutherland. Buffy, uma típica jovem norte-americana, sabe, por um estranho (Sutherland), que sua missão na vida é exterminar os vampiros que infestam Los Angeles. Ela vai à luta.

Premonição
SBT, 22h45.
(Final Destination). EUA, 2000, 95 min. Direção: James Wong. Com Devon Sawa, Ali Larter. Premissa OK: adolescente tem premonições de fatos terríveis. Eles se confirmam. A angústia da morte conduziria o suspense adolescente, não fosse o FBI intervir.

Intercine
Globo, 1h40.
Para hoje, a emissora programou a disputa entre "Enredo Insólito" (1993, de Deborah Reinisch, com Gregory Harrison, Leslie Hope) e "A Namorada do Soldado" (1998, de Thomas Michael Donnelly, com Kiefer Sutherland, Georgina Cates).

O Destemido Senhor da Guerra
SBT, 3h.
(Heartbreak Ridge). EUA, 1986, 130 min. Direção: Clint Eastwood. Com Clint Eastwood, Marsha Mason. Eastwood parte de um "plot" batido (sargento durão educa recrutas inaptos), mas busca enriquecê-lo, atribuindo-lhe uma ex-mulher que encarna sua solidão atual e também a devoção às armas. O final é duvidoso. Ainda assim, um filme a ver.

A Farsa
Globo, 3h35.
(Masquerade). EUA, 1988, 91 min. Direção: Bob Swaim. Com Rob Lowe, Meg Tilly, Kim Cattrall. Herdeira milionária apaixona-se por pobretão. Logo, porém, se dá conta de que o dinheiro é o que mais o atrai. Com tal argumento, não é de espantar que, apesar do elenco de prestígio, "A Farsa" seja um filme perfeitamente obscuro. (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Vou comprar um fecha corpus!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.