São Paulo, quinta-feira, 28 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIÊNCIA

Programa diminui campo da oceanografia

SALVADOR NOGUEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Os jovens que sintonizarem o canal Multishow amanhã em busca de aconselhamento sobre seguir ou não a carreira de oceanógrafo não devem encontrar muitas respostas.
"Se Liga na Busca", apresentado pelo engenheiro Edmour Saiani, é um programa que normalmente se propõe a trilhar um caminho profissional e ilustrar o que os estudantes podem encontrar nas carreiras que escolhem. Mas o desta semana sofreu com barreiras orçamentárias intransponíveis para o modesto escopo do programa. Claramente não havia cacife para apresentar a oceanografia a contento.
Os mares podem ser uma área de pesquisa verdadeiramente empolgante. Há quem defenda que a grande fronteira ainda inexplorada não seja o espaço cósmico, mas sim os oceanos.
Em vez de partir desse gancho óbvio, o programa, para exemplificar a profissão, teve de se contentar em um manguezal nas margens do rio Caceribu, um dos principais originadores da baía de Guanabara.
A produção levou dois estudantes da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) até lá para colocá-los num trabalho de campo: investigar danos causados por um vazamento de óleo.
A idéia é meramente ilustrar como se dá a pesquisa nesse ambiente. Tem a ver com oceanografia? Considerando que o campo é amplo, é inegável que sim. Mas está longe de ser representativo do que se pode fazer nessa área. Ir à Antártida, por exemplo. Ou navegar em alto-mar, estudando estranhas criaturas nos ecossistemas oceânicos. Ou entender a dinâmica das correntes marítimas. Todas tarefas infinitamente mais emocionantes do que visitar um manguezal.
O resultado acaba sendo frustrante. A boa notícia é que, quem por acaso resolver conferir, na pior das hipóteses perderá apenas meia hora da vida.


Se Liga na Busca
Quando:
amanhã, às 21h15, no Multishow


Texto Anterior: Televisão: Vida de Mengele no Brasil é tema de especial da Globo
Próximo Texto: Contardo Calligaris: "A Fantástica Fábrica de Chocolate"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.