São Paulo, sábado, 28 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIVROS

Gonçalves Dias e Saramago são analisados

DA REDAÇÃO

O jornalista Marcos Flamínio Peres, editor do caderno Mais!, lança o livro "A Fonte Envenenada - Transcendência e História em Gonçalves Dias" (Nova Alexandria, R$ 34, 200 págs.). O evento acontece no dia 1º de setembro, às 19h, na livraria Fnac da avenida Paulista (av. Paulista, 901, SP, tel. 0/xx/11/ 2123-2000).
A partir do estudo dos hinos "O Mar", "A Tarde" e "Adeus", Peres busca compreender de que maneira elementos da natureza e da história do Brasil se manifestam na obra do escritor maranhense, como forma de afirmação de uma literatura genuinamente nacional.
No mesmo dia e local, o também jornalista e doutor em teoria literária e literatura comparada pela Universidade de São Paulo (USP) Adriano Schwartz lança "O Abismo Invertido" (editora Globo, R$ 29, 184 págs.).
Neste livro o autor analisa "O Ano da Morte de Ricardo Reis", de José Saramago, contrapondo, de um lado, o escritor português, seu narrador e a personagem Fernando Pessoa e, de outro, o protagonista Ricardo Reis.
A partir daí, busca compreender a obra por meio da análise de trechos da narrativa e do estudo intertextual das referências recorrentes ao argentino Jorge Luis Borges e a Pessoa ao longo do romance. Entre os estudiosos, escolhidos por Schwartz podemos encontrar de Aristóteles até Walter Benjamim.


Texto Anterior: "Um Grito Solto no Ar": Em biografia, Guarnieri evita o status de mito dos palcos
Próximo Texto: "O Povo do Abismo": Denúncia de Jack London ecoa nas ruas de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.