São Paulo, domingo, 28 de agosto de 2005

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Como fechar um bom negócio na China?
Liu -
Brasileiros têm de saber que chineses não gostam de fechar negócios sob pressão. Não adianta vender uma história mirabolante. Quem tem dados mais objetivos para apresentar fecha um negócio na primeira viagem. Mas tem gente que leva dois anos para se acertar. Segundo ponto: chinês não perdoa impontualidade. Na China, noção de tempo é imprescindível. Além disso tudo, há o fator desconfiança. Chinês precisa ter uma certa amizade antes de fazer alguma coisa. Se ele não vai com a cara, não teve empatia, não adianta forçar. E tudo que for colocado no papel precisa ser cumprido. Começa num protocolo de intenção, passa por um memorando de entendimento, um acordo e, aí sim, chega-se ao contrato.
 
E sempre entregue um cartão com um brindezinho. Nunca dê coisa de valor. Pedras preciosas, especialmente topázio, estão de bom tamanho. Dar própolis também é um bom presente. Importante: nunca dê relógio de parede. Em chinês quer dizer que é o fim da linha. Se você entregar um deles está decretando sua morte.


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