São Paulo, terça-feira, 28 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@- bergamo@folhasp.com.br

João Sal/Folha Imagem
Tude Bastos e Narcisa Tamborindeguy, que "apesar do calor", se sentiu "na Europa"; no evento, que aconteceu na noite de domingo, nas ruas Oscar Freire, Bela Cintra e Haddock Lobo, alto-falantes nos postes tocavam música francesa e tapetes de grama sintética cobriam as calçadas

CHAMPANHE

"Gente! Aqui parece a Europa"

Luana Piovani era a convidada de honra, mas quem roubou a cena na Promenade, evento que distribuiu 3.000 litros de champanhe, domingo, nos Jardins, foi Maria Christina Mendes Caldeira. Com seu casal de cães da raça jack russel terrier, Petrus e Margaux ("como o vinho"), a ex-mulher do deputado Valdemar Costa Neto exibia uma camisa com o slogan estampado: "Chega de impunidade". Maria Christina se virava e mostrava, no verso: "Cansei de corrupção, impunidade, violência". Ela esclarecia: "Eu não sou cansada. O movimento "Cansei", do João Doria, é político. Eu criei o movimento "Chega Brasil'".

 

A Moët Hennessy gastou R$ 2 milhões no evento, destinado a "promover a marca e aumentar o comércio" nas lojas das ruas Oscar Freire, Haddock Lobo e Bela Cintra. Assim, 26 lojas e 22 restaurantes de luxo distribuíram pulseiras pretas para vips e clientes fiéis, para quem serviram, segundo as contas oficiais, 22 garrafas de champanhe por minuto -num total de 4.000 garrafas. Quem tinha a pulseirinha entrava nas lojas e bebia champanhe. Quem não tinha ficava a ver vitrines. "Se abrir para todo mundo, populariza e vira carnaval da Brahma", dizia Davide Marcovitch, presidente da Moët Hennessy.
 

"Gente! Aqui parece a Europa", dizia Narcisa Tamborindeguy, que andava com dois seguranças pelas ruas, ao som de músicas francesas que saíam de alto-falantes instalados nos postes das ruas, cobertas por grama sintética e enfeitadas por 11 mil bexigas coloridas. "Só esse calor que não é de Europa, né?". Dentro da Cartier, os clientes suam. "A loja nunca encheu tanto, o ar-condicionado não dá conta", dizia Veronique Claverie, diretora de comunicação da grife.
 

Além dos seguranças que diariamente tomam conta das lojas, o evento contratou outros 70 homens para zelar pela tranqüilidade dos convidados. "Hoje as pessoas se sentem seguras para andar aqui à noite", dizia Patricia Romano, gerente de comunicação da Louis Vuitton. "É como se estivessem protegidas dentro da bolha". Mas quem ficou de fora, reclamava: "Achava que quem não tinha pulseira ao menos poderia entrar nas lojas. Pensava que a pulseira era só para beber champanhe", dizia Neuza Maria Guimarães. "É humilhante", dizia ela, uma rara moradora "excluída" dos Jardins.

Xadrez
Uma discreta articulação pode permitir ao presidente Lula nomear, até o fim de seu mandato, dois novos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Por ela, o presidente indicaria a atual presidente do Supremo, Ellen Gracie, para a Corte Internacional de Justiça de Haia, para um mandato de 2009 a 2018. Lula então preencheria, além da atual vaga aberta com a aposentadoria do ex-ministro Sepúlveda Pertence, mais uma - que se abriria com a saída da ministra.

GLAMOUR
A idéia prospera no Palácio do Planalto, que considera que Ellen representaria o Brasil em Haia com o mesmo "glamour e respeitabilidade com que preside o Supremo", de acordo com um interlocutor do presidente Lula. O governo está enviando emissários para sondarem Ellen sobre a possibilidade. A coluna não conseguiu conversar com a ministra, que ontem comandava mais uma sessão do julgamento do mensalão, para comentar a idéia.

PEDRA DURA
A articulação pró-Ellen esbarra numa muralha: o Itamaraty, que já está fazendo campanha oficial para que o jurista Antonio Augusto Cançado Trindade seja eleito em Haia. De acordo com um diplomata da equipe do ministro Celso Amorim, das Relações Exteriores, "trocar de candidato agora solaparia a própria candidatura do Brasil ao cargo".

NÃO ME CHAMEM
O empresário Abilio Diniz, do Pão de Açúcar, evita comentar publicamente o "Cansei", mas diz que nunca seria sequer convidado para aderir ao movimento: "Todo mundo sabe que eu apóio esse governo."

CHOVE CHUVA
A Casa Civil mandou reformar o telhado da Granja do Torto. As telhas, diz o edital, estão velhas, permitem infiltrações e "vêm sofrendo constantes deslizamentos".
 

As calhas da varanda da piscina também serão trocadas para os períodos de chuva intensa. A reforma custará R$ 32 mil.

TENDA
Já está armada no Jockey Club a tenda branca onde acontecerá o casamento de José Ermírio de Moraes (filho de Liana e José Ermírio de Moraes Neto) com Renata Queirós, no dia 1º. Cerca de 900 pessoas devem comparecer à festa. Os convites serão cartões magnéticos.

ORIUNDI
A cantora de jazz Roberta Gambarini, que se apresentará no Rio, SP e Vitória no Tim Festival, tem um parente famoso no meio católico brasileiro. Ela é prima do padre Alberto Gambarini, que nasceu no país e atua em Itapecerica da Serra, na grande São Paulo. Autor de 22 livros, o sacerdote comanda o programa "Encontro com Cristo", na TV e na internet.

TIQUE-TAQUE
O relógio do Itaú no Conjunto Nacional deve ser alvejado pela Lei Cidade Limpa. O banco argumenta que ele é tombado, e por isso estaria fora do alcance da nova regra, que impede outdoors e luminosos em SP. Não é o que pensam os membros indicados pela prefeitura para a CPPU, a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana, criada para analisar os casos que escapariam da lei. Nem o prefeito Gilberto Kassab. "Ele nos pediu rigor em todos os casos, ou ficará desmoralizado diante dos que já retiraram seus cartazes e luminosos", diz Regina Monteiro, que coordena a CPPU.

PACOTE
A decisão sobre o relógio do Itaú sai na semana que vem, depois de reunião e votação na CPPU. Outros bancos que terão seus casos avaliados pela CPPU são o Safra, que tem luminoso na avenida Faria Lima, o Unibanco, na Marginal Pinheiros, e o Banespa, no centro da cidade.

FEMINICES
Gabriela Leite, da ONG Davida, que dirige a grife Daspu, vai escrever um livro: "Mãe, Mulher, Avó e Puta", previsto para dezembro. Antes, ela e o marido, Flávio Lenz, fazem uma das palestras da Bienal do Livro: "A Nada Mole Vida Fácil".

CURTO-CIRCUITO

A PRINCESA Maria Isabella di Savoia Genova participa do lançamento da "Collezione Speciale" da grife Primo Bambino, em homenagem à família real italiana.
O MASP E A COMGÁS promovem vernissage da exposição "Arte e Ousadia - o Brasil na Coleção Sattamini", às 19h.
PETRIT SPAHIJA E YVES LEPIDE inauguram o restaurante Le Poème, na rua Joaquim Antunes, em Pinheiros.
CARLA PERNAMBUCO e Carolina Brandão lançam o livro "As Doceiras", na livraria Cultura do Conjunto Nacional.
WALTER ZAGARI , vice-presidente comercial da TV Record, foi eleito para a Academia Brasileira de Marketing.

Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Cecilia Giannetti: Hunos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.