São Paulo, sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lobo Antunes namora brasileira

Escritor é flagrado aos beijos com jornalista que conheceu durante a Flip

Segundo jornal, português estaria noivo de Raquel Cristina dos Santos, que é 35 anos mais nova e pesquisou sua obra em doutorado

DA REPORTAGEM LOCAL

A última edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), em julho, parece ter trazido bons frutos para o português António Lobo Antunes, 66, um dos principais convidados do evento.
A festa literária teria marcado o começo de um romance com uma jovem brasileira, a jornalista e pesquisadora brasileira Raquel Cristina dos Santos. Lobo Antunes, que é arredio a entrevistas, não foi localizado para comentar.
O diário português "Correio da Manhã", em sua edição eletrônica de 15 de agosto, publicou reportagem a respeito do encontro do novo casal no aeroporto de Lisboa (veja fotografia ao lado). "Sem ligar à multidão que os rodeava, Lobo Antunes e Raquel trocaram abraços e beijos calorosos. Os olhos brilhavam e os sorrisos cúmplices denunciavam a paixão que os une, apesar da diferença de idades ser de 35 anos", relatou o jornal.
Há menos de dois meses, em Paraty, Lobo Antunes estava acompanhado da sua mulher Maria João Bustorff, ex-ministra da Cultura de Portugal. Os dois têm uma filha e haviam reatado em 2008 o casamento, depois de ficarem separados por vários anos.
Segundo o jornal lusitano, Lobo Antunes já estaria se preparando para o casamento com a brasileira -vai ser o quarto do autor de "Os Cus de Judas" e "Explicação dos Pássaros" (todos os seus livros estão sendo lançados ou reeditados no Brasil pela Alfaguara). O autor venceu o Prêmio Camões 2007 e o Prêmio Juan Rulfo em 2008.

Doutorado
A jornalista é, segundo o currículo no sistema Lattes -base de dados do CNPq de pesquisadores brasileiros-, especialista em literaturas portuguesa e africanas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente desenvolve "pesquisas relacionadas, principalmente, ao pós-colonialismo nas literaturas de língua portuguesa".
Segundo o currículo, o título da sua tese (pela UFRJ, em 2009) é exatamente sobre o autor português: "Representações da Condição Pós-Colonial - Memórias, Utopias e Denúncias nas Ficções de António Lobo Antunes e João Paulo Borges Coelho".


Texto Anterior: Crítica/"Normais 2": Fórmula enferrujada faz mal a filme
Próximo Texto: Conterrâneo Saramago fez parecido
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.