São Paulo, Sábado, 28 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA
Cia. aérea não tem mais anúncio, encontrado em sebo
Folheto que Jorge Luis Borges escreveu para Varig é achado

ANDRÉ SOLIANI
de Buenos Aires

Jorge Luis Borges escreveu um folheto de propaganda para a companhia aérea brasileira Varig, na década de 60. O anúncio está exposto no museu Solar Natal, aberto na terça, em Buenos Aires.
O documento, perdido, foi encontrado pelo colecionador Alejandro Vaccaro, num sebo. A Varig não tem mais a obra, mas diz que costumava convidar grandes nomes da literatura para escrever em peças de propaganda.
O folheto, em espanhol, é intitulado "Argentina: El Pais Maravilloso". Na capa, há uma foto do lago Nahuel Huapí, em Bariloche, e a assinatura de Borges.
São descritas 12 áreas do país, começando por Buenos Aires, que chama de "capital intelectual do continente".
Não poderia faltar num texto de Borges referência a labirintos, palavra que usa para descrever a região de El Tigre: "Feita de labirintos de águas e centenas de ilhas".
Vaccaro, biógrafo do escritor, afirma que não é surpresa que Borges divulgasse as belezas da Argentina; Borges viveu na Europa dos 14 aos 24 anos e, ao voltar, se encantou por seu país natal.


Texto Anterior: Teatro: Festival Beckett, afinal, chega à Inglaterra
Próximo Texto: Festival de Curtas: Cameraman lembra gênio de Welles
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.