São Paulo, Sábado, 28 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Índice

Fotos expostas na Bienal somem

CELSO FIORAVANTE
da Reportagem Local

Um conjunto de 76 fotografias originais da série "Antropologia da Face Gloriosa", do artista carioca Arthur Omar, expostas na última edição da Bienal de São Paulo, em 1998, desapareceu no trajeto entre Rio de Janeiro e Recife. As imagens deveriam ser expostas desde anteontem no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, em Recife.
"As fotos deveriam ter chegado na última terça, mas não chegaram", disse Omar. "Como sinal de protesto, acabei pichando as paredes do museu e ocupando assim o espaço que deveria ser usado com as minhas fotografias."
Segundo o diretor do museu, Marcos Lontra, o transporte das fotografias do Rio deveria ter sido feito pela empresa Atlantis, que teria terceirizado o trabalho.
"Ficamos sabendo que a transportadora Atlantis, que é conhecida e séria, sublocou o transporte para uma certa Transcarioca, que não conhecemos. Estamos em contato com a Atlantis desde terça, mas o presidente, Rafael Wollny, não tem mais nos atendido", disse Marcos Lontra. "Ninguém sabe o paradeiro das fotos." Lontra disse ainda que as obras estariam cobertas por um seguro.
Arthur Omar acusa o museu de ter cometido irregularidades e de ter sido irresponsável ao não controlar o transporte das obras. "Foi uma negligência do museu, que vou processar por danos morais", disse Omar. "Se não fôssemos profissionais, não teríamos realizado mostras de Picasso, Basquiat e, agora, Beuys", disse Lontra.
Procurado por telefone pela Folha na tarde de ontem, Wollny retornou a ligação, mas não falou sobre o caso. Disse: "O senhor sabe o que significa a expressão americana "make my day'? (frase que o personagem do ator Clint Eastwood dizia, antes de atirar, em filmes policiais). Pois é, publique uma linha sobre o caso e o senhor vai ver, vai ter de provar o que está dizendo".
Até as 20h de ontem, as obras não haviam chegado ao seu destino em Recife, e o caminhão não havia sido localizado.


Texto Anterior: Trechos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.