São Paulo, quarta-feira, 28 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Trio dança e chora ao som de "Hoje" e ontem

DA SUCURSAL DO RIO

É natural que o trabalho novo de um grupo seja comparado com os anteriores. Mas isso faz sentido quando se trata de Paralamas do Sucesso? Ouvindo-se "Hoje", a resposta é sim e não.
É negativa porque seria um misto de crueldade e burrice pensar a história da banda como uma linha reta, subestimando o acidente sofrido por Herbert Vianna em 2001. Há boas letras e melodias em "Hoje", mas é obviamente outro, física e emocionalmente, o Herbert de agora, e também Bi Ribeiro e João Barone. É melhor atender ao título e ouvir "Hoje" como um CD só de hoje.
Mas, por outro lado, a vitalidade das músicas e dos arranjos somada ao tom confessional das letras remete ao Paralamas de sempre. Lembra, especialmente, "Bora Bora", em que um dilacerado Herbert se decompunha amparado por uma poderosa parede de metais. A tristeza dança em "Hoje".
Nas três primeiras faixas, dança-se mais do que chora-se, mas há lampejos de dor na letra de Nando Reis para "Pétalas" e nas mui balançantes "2 A" e "Na Pista", só de Herbert. Sem que as melodias percam o peso, as sombras vão tomando conta do CD a partir de "Soledad Cidadão", em que o desconforto afetivo e social é reforçado por Manu Chao e sua incidental "Me Llaman Calle". A faixa seguinte, "Passo Lento", também mescla insegurança privada e pública. O desconforto com o mundo é explícito em "Fora do Lugar". O segmento se fecha com a boa releitura de "Deus lhe Pague", em que o Brasil imutável se espelha nos versos de Chico Buarque.
Das "confessionais", destaque para as baladas-rock "De Perto" e "Hoje" e para o rock pesado "Ponto de Vista". Herbert se despe nos versos. É a receita do Paralamas de sempre temperada com as palavras e as emoções dos Paralamas de hoje. (LFV)


Hoje
   
Artista:
Paralamas do Sucesso
Gravadora: EMI
Quanto: R$ 27, em média


Texto Anterior: Música: Herbert Vianna faz CD ultraconfessional
Próximo Texto: Arquitetura: Torre ao lado do Masp passa por embate
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.