São Paulo, sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

crítica

Comédia é amontoado de clichês

CÁSSIO STARLING CARLOS
CRÍTICO DA FOLHA

Buscar em uma narrativa popular situações para uma produção que almeja um público de massa é uma operação tão simples como 2 + 2 = 4. É desse cálculo que parte "O Homem que Desafiou o Diabo" em sua tentativa de constituir um filme brasileiro com ambições comerciais.
Adaptado de um romance de Nei Leandro de Castro, o longa, com direção (mais correto seria dizer falta de direção) de Moacyr Góes, descreve as aventuras de um caixeiro-viajante. Trata-se de uma sucessão de esquetes em que se explora o caráter picaresco do herói, vivido por Marcos Palmeira.
O que se pretende é oferecer um produto de entretenimento leve e despretensioso que assume como referência o sucesso da adaptação de "O Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna, por Guel Arraes. A solução aqui utilizada ainda inclui a presença do erotismo, seguindo a fórmula que "mulher pelada atrai público".
Nada há de errado nos esforços de sedução de público. A questão que o filme impõe é em relação aos limites do que se considera popular. Ela parte do preconceito que supõe que, para se estabelecer uma comunicação máxima com as platéias, seja necessário subestimar as exigências que levam o público ao cinema.
O que se vê na tela, por conseqüência, é um filme movido à força de clichês. O Nordeste, eterno manancial de mitologias nacionais, volta a ser tratado como um amontoado de estereótipos. E as personagens femininas parecem permanecer em cena apenas o tempo suficiente para tirar a roupa.
É a recorrência dessa fórmula que conduz "O Homem que Desafiou o Diabo" ao patamar, hoje ultrapassado pelo cinema brasileiro, da pornochanchada, só que sem o charme da cafonice.


O HOMEM QUE DESAFIOU O DIABO
Direção: Moacyr Góes
Produção: Brasil, 2007
Com: Marcos Palmeira e Fernanda Paes Leme
Onde: em cartaz nos cines Espaço Unibanco 2, Metrô Tatuapé 1 e circuito
Avaliação: péssimo



Texto Anterior: Gil mostra novas músicas em "O Homem..."
Próximo Texto: Personalidade: Roteiro do próximo filme de Coppola é roubado na Argentina
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.