São Paulo, segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Leonardo Wen/Folha Imagem
SACUDINDO A POEIRA
Em 2005, o cantor e compositor Ricardo Teté ganhou o festival de música da TV Cultura, junto com seu parceiro Danilo Moraes. O prêmio? Uma salva de vaias do público, que preferia a canção concorrente. Para mostrar que deu a volta por cima, Teté agora lança seu primeiro CD solo, "Geringonça", com show amanhã no projeto Prata da Casa, no Sesc Pompeia.

Espírito esportivo

João Havelange, da Fifa, foi vetado no Ministério da Cultura. A comissão que analisa projetos da Lei Rouanet negou pedido da editora Casa da Palavra para captar recursos para uma biografia fotográfica do cartola. O MinC afirma que rejeitou o projeto "por considerar que a obra não tem relação direta com a área cultural".

REVISÃO
O valor pleiteado para a vida em fotos de Havelange era de R$ 441 mil. A editora enviou carta ao MinC pedindo que a decisão seja reconsiderada.

CHAPÉU ALHEIO
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e a consultoria Arko Advice convidaram 30 empresários e entidades que integram o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o "Conselhão", para contribuírem com R$ 2.000 cada um para bancar um coquetel de despedida para o ministro José Múcio, que deixa a pasta das Relações Institucionais. A festa será amanhã, no Espaço Porto Vitória, às margens do lago Paranoá, e tem o presidente Lula na lista de convidados.

QUESTÃO DE PODER
Ex-diretor da Petrobras, o senador Delcídio Amaral (PT-MS) acredita que, se sobreviver na Câmara dos Deputados, o projeto que dá à estatal que administrará o pré-sal direito de veto nos comitês operacionais dos consórcios que explorarão o petróleo não será aprovado com facilidade. "A empresa já vai ter 50% dos integrantes dos comitês. Ela tem que ser o olheiro [do Estado na operação], mas não pode ter também o poder de veto", diz o senador.

AGULHAS
O PTC, partido pelo qual Clodovil Hernandes foi eleito deputado em 2006 -depois ele se mudaria para o PR-, acaba de filiar o também estilista Ronaldo Esper. Tenta convencê-lo a disputar a Câmara ou a Assembleia Legislativa em 2010 e, segundo o presidente da legenda, Ciro Moura, espera que ele tenha até "300 mil votos".

LUVAS
E o ex-goleiro Valdir Peres, do São Paulo e da seleção, também entrou no PTC. É pré-candidato a deputado.

TUCANO VERDE
Depois de tentar atrair o vereador Gabriel Chalita, o PV está conversando com outro tucano, o vereador Carlos Alberto Bezerra Jr., líder do PSDB na Câmara Municipal de SP. O parlamentar, que se encontrou com a senadora Marina Silva (PV-AC) na semana passada, pode se candidatar a deputado federal pela legenda.

DE VOLTA
Cinco anos depois de ser demitido por John Neschling da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de SP), Roberto Minczuk voltará a reger os músicos da Sala São Paulo. Ele foi convidado para conduzir a orquestra por uma semana no próximo ano. Estão também na programação os maestros Isaac Karabtchevsky e Celso Antunes.

HOMENAGEM
A empresária Cosette Alves será homenageada no jantar anual da ONG BrazilFoundation, que arrecada recursos para projetos no Brasil, amanhã, em Nova York. Entre os que receberão a homenagem por "suas iniciativas filantrópicas", segundo a organização, estão também os brasileiros Alberto Weisser, da Bunge, Oskar Metsavaht, da grife Osklen, e Otaviano Canuto. O tema do evento, que será realizado no Cipriani, será "Celebrando o Rio de Janeiro!".

JAMAIS
O presidente Lula afirmou há alguns dias à coluna que candidatos com pouco tempo de TV têm poucas chances eleitorais. "A não ser que aconteça como em 1989, quando a TV Globo apoiou o Collor", disse Lula. Questionado, o jornalista Ali Kamel, diretor da Central Globo de Jornalismo, afirma que "a TV Globo, em seu noticiário, jamais apoiou candidato algum, nem jamais vai apoiar".

ERRO
Ali Kamel faz considerações também sobre a edição do debate do segundo turno de 1989, em que a emissora foi acusada de favorecer Fernando Collor. Segundo ele, a TV Globo, naquela ocasião, "cometeu um erro, sem má-fé, conforme já admitido pela emissora diversas vezes, inclusive em livro ("JN, 35 Anos, A Notícia Faz História", Editora Zahar, 2004). Esse erro, porém, não teve influência na eleição: diversos petistas, inclusive o então candidato Lula, já admitiram que Fernando Collor ganhou aquele debate, realizado por um pool de quatro emissoras".

DOIS EM UM
O cantor Gilberto Gil se apresenta hoje com banquinho e violão ao lado do filho Bem, no teatro Bradesco, para uma plateia só de convidados. Ele vai gravar um DVD, "Samba 2", dirigido por Andrucha Waddington e que será lançado no Natal pelo selo do próprio cantor, Geleia Geral.

CURTO-CIRCUITO
RICARDO MONTORO, secretário municipal de Participação e Parcerias, dá palestra hoje em evento sobre políticas públicas de integração dos imigrantes, na sede da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York.
LEANDRO SARAIVA e Newton Cannito fazem noite de autógrafos hoje, a partir das 19h30, do livro "Manual de Roteiro - Ou Manuel, o Primo Pobre dos Manuais de Cinema e TV", na Academia Internacional de Cinema.
O MÚSICO Nando Reis faz sessão de autógrafos de seu livro "Meu Pequeno São-Paulino", hoje, a partir das 18h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.
A REVISTA "Plano B" muda o nome para "Beta" e comemora seu primeiro ano hoje, às 19h30, no Museu da Imagem e do Som.
O JORNALISTA Marcelo Parada recebe os amigos para comemorar seu aniversário com festa hoje, a partir das 20h, no restaurante Pobre Juan do bairro de Higienópolis.
com ADRIANA KÜCHLER e DIÓGENES CAMPANHA e FLÁVIA MARTIN



Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Cinema à la carte
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.