São Paulo, segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mesmo velhos, "Simpsons" têm humor

Caixa da 12ª temporada tem piadas do século passado, mas guarda boas risadas

Especial de Halloween, Bart em boy band e episódio dedicado ao Comic Book Guy são destaques da caixa com 21 desenhos em quatro DVDs


MARCO AURÉLIO CANÔNICO
EDITOR DO FOLHATEEN

Foi na virada de 2000 para 2001 que a 12ª temporada de "Os Simpsons" -agora lançada em DVD no Brasil- foi ao ar na TV americana. Era um outro mundo, como mostram os 21 episódios que compõem esse ano da série (em uma caixa com quatro discos).
As referências à internet, por exemplo, eram incipientes. Justin Timberlake ainda estava no NSync (o grupo é um dos convidados da temporada). E um dos episódios tem uma piada que certamente não existiria hoje: um ataque terrorista a um arranha-céu em Nova York.
O fato de que várias referências ficaram datadas certamente tira um pouco da graça dessa caixa dos Simpsons. Por outro lado, ainda sobra bastante humor do tipo que não envelhece (ora bobo, ora inteligentíssimo) para satisfazer os fãs. Há, por exemplo, o célebre episódio em que Bart, Milhouse, Nelson e Ralph formam uma boy band, e outro dedicado ao Comic Book Guy (que dá a cara da caixa de DVDs).
Há, também, um episódio de grande ternura, em que Homer fica inteligente (sua idiotice, descobre-se, era fruto de um lápis de cera enfiado em seu cérebro), para alegria de Lisa. Por fim, o especial de Halloween dessa temporada é ótimo, com três histórias curtas.
É sintomático, aliás, que, à medida que as temporadas avançam, fica cada vez mais difícil contar uma única história linear nos 22 minutos de cada episódio. A maior parte deles junta tramas curtas quase sem conexão umas com as outras.
De resto, a chegada dessa temporada oito anos após sua exibição diz muito sobre a (fracassada) mentalidade dos estúdios. O que se espera, que os fãs aguardem todo esse tempo para rever o desenho?


OS SIMPSONS - 12ª TEMPORADA

Distribuição: Fox
Quanto: R$ 139
Classificação: livre




Texto Anterior: "Faço cinema com o acaso", diz Agnès Varda
Próximo Texto: Julio e Gina
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.