UOL


São Paulo, terça-feira, 28 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOCUMENTÁRIO

"Monstros" e viajantes atacam em série

BRUNO YUTAKA SAITO
DA REDAÇÃO

Há poucas ocasiões em que o cinema equipara-se ao esporte ou, ao menos, ao esforço físico. Mostra de cinema é uma delas. O sujeito enfrenta filas gigantes para encarar até cinco sessões seguidas. Haja preparo físico.
Por isso, não se deve levar muito a sério listas que surgem de tempos em tempos indicando quais os melhores filmes de todos os tempos. Ao contrário do esporte, o cinema não se baseia em critérios concretos para escolher seus vencedores. A série "Cem Anos, Cem Filmes", por exemplo, lista os cem melhores filmes dos EUA. Em 1998, o American Film Institute convidou 1.500 personalidades para compor a relação, em comemoração do centenário do cinema -completado em 1995- e dos 30 anos da entidade.
O resultado da votação -encabeçado por "Cidadão Kane (1941)- deu origem a um especial de três horas que foi exibido na ocasião pela CBS.
Mais tarde, ele foi dividido em episódios e perdeu esse caráter de competição esportiva, ganhando mais interesse, com depoimentos de cineastas e críticos. O GNT exibe a série já dividida em blocos temáticos, com filmes dessa lista.
"Fora de Controle" aborda filmes cujos protagonistas são monstros -literais ou não. Steven Spielberg confessa que seu "Tubarão" (1975) foi beneficiado pelas deficiências. "Como o tubarão não convencia muito, tinha-se de esperar até uma hora para vê-lo em cena", diz no programa. Para suprimir o problema, partiu para as lições de Alfred Hitchcock (1899-1980) e criou o suspense a partir de cenas não explícitas.
Bette Davis em "A Malvada" (1950), "King Kong" (1933), "Amadeus" (1984) e Anthony Perkins em "Psicose" (1960) são alguns dos outros "monstros".
Já o episódio "Vôos Fantásticos" analisa filmes com personagens que, de alguma maneira, visitam universos alternativos. "E.T." (1982), "Mágico de Oz" (1939) e "2001 - Uma Odisséia no Espaço" (1968), de Stanley Kubrick, estão no programa. Sobre esse último, o diretor Woody Allen faz o melhor comentário do programa: "Na primeira vez que vi não gostei. Parecia um comercial da Nasa...".


CEM ANOS, CEM FILMES. Quando: hoje, às 17h ("Fora de Controle") e 23h30 ("Vôos Fantásticos"), no GNT.


Texto Anterior: Literatura: França premia Enrique Vila Matas
Próximo Texto: Bernardo Carvalho: Orientalismo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.