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Lente da verdade
TVs redobram cuidados com maquiagem e iluminação para tentar atenuar rugas e outras imperfeições da pele dos atores, que se tornaram mais aparentes com as câmeras de alta definição
LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL
Suzana Vieira, olhe para a
lente da verdade e responda:
quantos anos você tem?
As câmeras de alta definição,
utilizadas na novela "Duas Caras", da Globo, e "Dance Dance
Dance", da Bandeirantes, trazem à tona detalhes antes pouco visíveis para o telespectador.
Defeitos no cenário, na maquiagem, rugas e outras imperfeições da pele de atrizes e atores tornaram-se mais evidentes
no televisor, apesar do cuidado
redobrado de maquiadores, cenógrafos e iluminadores.
Em "Duas Caras", há duas semanas, uma figurante passou
de biquíni fio dental em primeiro plano de uma cena que mostrava ao fundo Letícia Spiller à
beira da piscina. Com a alta definição, as celulites ganharam
seus 15 segundos de fama.
Nos primeiros capítulos, era
nítida a maquiagem para reforçar o bronzeado de Antonio Fagundes e seu Juvenal Antena.
Os profissionais parecem ter
acertado depois em um tom
menos falso, mais natural.
Para "Dance Dance Dance", a
Band contratou profissionais
de cinema. Além disso, fechou
convênio com uma empresa de
cosméticos que realiza tratamento na pele do elenco. Supervisor de maquiagem da novela, Guilherme Pereira diz que
é preciso aumentar a quantidade de base (produto que esconde falhas na pele) e o modo de
aplicação. "A alta definição capta tudo, todas as imperfeições
da pele. É preciso escondê-las
com maquiagem delicada."
"A transmissão com essa tecnologia exige soluções específicas em setores como iluminação, fotografia, cenografia, maquiagem e figurino. A maior resolução faz com que os detalhes
fiquem seis vezes mais perceptíveis", afirma Celso Araújo, gerente de operações da Globo e
engenheiro responsável pela
aplicação da alta definição.
Ele diz que desde o ano passado a equipe técnica está sendo capacitada para trabalhar
em "Duas Caras", o primeiro
programa do canal totalmente
produzido em alta definição.
Sobre a evidência maior das rugas e o bronzeado falso de Fagundes, Araújo comenta: "Como a maquiagem tradicional fica muito ostensiva em alta definição, evocando demasiadamente a correção, é necessário
usar outras ferramentas. Mas
nossos profissionais estão capacitados para isso e têm atingido o resultado esperado".
A Globo continua usando o
Baselight, programa de computador que cria uma máscara digital no rosto de atores e atrizes
para corrigir defeitos da pele.
Utilizado pela primeira vez na
rede na novela "Páginas da Vida", rejuvenescia Regina Duarte, 60, que aparecia com uma
pele lisa e luminosa. Segundo
Araújo, o software é também
empregado em "Duas Caras".
Mesmo assim, o efeito disfarce não é tão eficiente quanto o
anterior, com câmeras digitais,
mas não de alta definição, que
dão à TV imagem de cinema.
"Antes era possível rejuvenescer as atrizes em uns dez
anos. Agora, por melhor que seja o trabalho, elas chegam a ficar no máximo cinco anos mais
novas. Até poderíamos tentar
sumir com tudo, mas seria preciso gastar milhões de dólares
com profissionais e equipamento e não exibir um capítulo
por dia", calcula Del Rangel, diretor de "Dance Dance Dance".
Ditadura da beleza
Premiado diretor de fotografia de cinema e televisão, Carlos
Ebert crê que a alta definição
trouxe uma nova linguagem à
TV, com mudanças positivas.
"O detalhamento é muito
maior para o espectador. É uma
imagem mais realista. Mesmo
com muito trabalho, as rugas,
por exemplo, podem diminuir,
mas sempre vão aparecer mais
do que antes. E isso é saudável
porque questiona a ditadura da
beleza", opina.
Como exemplo, ele cita Renata Sorrah, 60, que está ótima
como a romântica e sedutora
Célia Mara, em "Duas Caras".
"Ela é muito bonita em todas as
idades. E é bem assumida como
tal. O problema são as atrizes
que não assumem a idade, fazem muitas intervenções cirúrgicas e viram monstrengos."
Procurada pela Folha, Sorrah afirmou que "é tranqüila"
com o envelhecimento, que
nunca fez plástica e o importante é ser "harmoniosa", mas
preferiu não se prolongar sobre
o tema. Suzana Vieira, 65, antagonista de Sorrah em "Duas
Caras", não concedeu entrevista nas duas semanas em que foi
procurada, segundo sua assessoria, por falta de tempo.
A psicóloga Rosely Sayão, colunista da Folha, acredita que a
mudança pode tornar mais visível o processo de envelhecimento. "Os truques da TV costumam fazer com que as telespectadoras não se identifiquem
com atrizes que têm sua idade.
Na TV, é possível permanecer
jovem e na vida real não. É bom
que a sociedade não negue o
envelhecimento, que os velhos
não precisem se comportar como jovens."
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