São Paulo, quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maiolino inclui acaso em trabalhos "movediços"

Artista ganha exposição na galeria Millan, em SP

MARIO GIOIA
DA REPORTAGEM LOCAL

A arte é um território movediço. Dentro dele, o artista pode desenvolver uma multiplicidade de linguagens e de processos, nos quais o papel do acaso é fundamental. A avaliação de Anna Maria Maiolino, 65, é clara nas 20 obras da mostra "O Acaso e a Necessidade", que é aberta hoje na galeria Millan, em São Paulo.
Nesses 20 trabalhos, Maiolino apresenta esculturas, objetos, telas, desenhos e uma grande instalação, que atestam o caráter múltiplo da obra da artista, nascida na Itália e que desenvolveu sua trajetória a partir de exposições-chave da arte brasileira, como "Nova Objetividade Brasileira", em 1967, e "Opinião 66", um ano antes, ambas no Rio.
"Para mim, a obra de arte tem de ver o entorno. Isso é fundamental quando o artista testa os suportes e percebe que o trabalho se dá em todo o processo, incorporando o acaso", diz Maiolino, radicada em São Paulo desde 2005 e que apresenta sua primeira individual na Millan -antes, ela era representada pelo Gabinete de Arte Raquel Arnaud.
A "estrela" da mostra é a instalação "Arroz & Feijão", inédita em São Paulo e apresentada inicialmente no Rio, em 1979. O trabalho é formado por uma grande mesa de jantar preta, com 20 assentos e copos vazios.
Nos pratos à mesa, germinam em punhados de terra sementes de arroz e feijão. Ladeando o ambiente, cem pratos vazios e um vídeo. "Quando foi montada, era muito clara a fome de liberdade. Hoje, as fomes são outras: de tranqüilidade, de convivência pacífica etc.", diz ela.


O ACASO E A NECESSIDADE - ANNA MARIA MAIOLINO
Quando:
abertura hoje, às 20h; de seg. a sex., das 10h às 19h; sáb., das 11h às 15h; até 23/2
Onde: galeria Millan (r. Fradique Coutinho, 1.360, tel. 0/xx/11/3031-1599)
Quanto: entrada franca


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: SP vê obra mística de Jodorowsky
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.