São Paulo, quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

ETs completam questão presente em "Brokeback"

PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em "Inimigo Meu" (TC Cult, 22h), dois combatentes caem com suas naves num planeta deserto. Um é humano, o outro, um alienígena. Ambos inimigos. Mas, diante das condições bastante adversas, acabam por afrouxar as animosidades até criar um laço afetivo.
Se neste filme de Wolfgang Petersen a coisa fica ao nível da amizade, em "O Segredo de Brokeback Mountain" (TC Pipoca, 22h) a coisa pega mais forte, com os dois vaqueiros, isolados no campo, se apaixonando loucamente, com um dando carinho e outras coisas mais ao outro.
Os filmes se complementam. Porque uma das questões de "O Segredo de Brokeback Mountain" é a clandestinidade sofrida pelos dois amantes, numa cultura das aparências e "moral".
Mas é "Inimigo Meu" que nos cria um desconforto sobre a questão das diferenças. Custamos a aceitar aquele ET horrendo, que parece a encarnação do diabo. Só depois é que ele demonstra ser bastante boa gente. Digo, um bom alien.


Texto Anterior: Música: Teresa Cristina leva seu samba ao "Ensaio"
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.