São Paulo, sábado, 28 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO

EL DORADO
Bandeirantes, 13h05. (El Dorado). EUA, 1967, 127 min. Direção: Howard Hawks. Com John Wayne, Robert Mitchum, James Caan. Não propriamente uma continuação, nem um remake de "Onde Começa o Inferno", do próprio Hawks. Mas uma variante interessante. Aqui, o pistoleiro Wayne ajuda o xerife Mitchum a combater fazendeiros poderosos e desonestos.

POLLY VOLTA PARA CASA
SBT, 13h55.
(Polly Comin' Home). EUA, 1990, 94 min. Direção: Debbie Allen. Com Keshia K. Pulliam, Phylicia Rashad. Ao voltar para casa, a órfã Polly, 12 anos, descobre que tia Polly acabou o namoro. Inconformada, ela decide ir atrás do namorado da tia para reaproximá-los.

A MÁQUINA DO OUTRO MUNDO
SBT, 15h50.
(My Science Project). EUA, 1985, 94 min. Direção: Jonathan Beteul. Com John Stockwell, Danielle Von Zerneck. Jovens colegiais às voltas com engenhocas que produzem viagens no tempo e no espaço. Más referências, a não ser por Dennis Hopper como um professor hippie.

DESTINO EM DOSE DUPLA
Globo, 16h10.
(Mr. Destiny). EUA, 1990, 110 min. Direção: James Orr. Com James Belushi, Michael Caine, Linda Hamilton. Fantasia em que Belushi volta ao passado, na condição de jogador de beisebol da escola e dá uma tacada que muda sua vida.

RAJADAS DE FOGO
Bandeirantes, 21h40.
(Onde a Thief). Hong Kong, 1991, 90 min. Direção: John Woo. Com Chow Yun-Fat, Leslie Cheung, Cherie Chung. Três ladrões decidem dar um último e retumbante golpe, roubando obras de arte na Riviera Francesa. Mas nem tudo sairá como esperam. Outro dos belíssimos filmes de ação feitos por Woo ainda em Hong Kong. Inédito.

PONETTE, A ESPERA DE UM ANJO
Cultura, 22h30.
(Ponette). França, 1996, 93 min. Direção: Jacques Doillon. Com Victoire Thivisol, Marie Trintignant, Xavier Beauvois, Claire Nebout. Ponette é a menina que, após perder a mãe, espera ardentemente por sua ressurreição. Ao mesmo tempo, outras crianças aproveitam sua situação para exercer a conhecida crueldade infantil. Drama de autor de filmes com muito prestígio na França e, normalmente, pouco interessantes. Aqui, porém, parece ter o que falta com frequência a seus trabalhos: um assunto. Vale conferir. Inédito.

ATIRADOR DE ELITE
Globo, 22h45.
(Silent Trigger). EUA, 1996. Direção: Russell Mulcahy. Com Dolph Lundgren, Gina Bellman. Em crise, atirador de elite de serviço secreto começa a falhar. Com isso, torna-se alvo preferencial dos inimigos e dos próprios colegas. Inédito.

VIVA ZAPATA!
Bandeirantes, 0h.
(Viva Zapata!). EUA, 1952, 112 min. Direção: Elia Kazan. Com Marlon Brando, Joan Peters, Anthony Quinn. O grande fotógrafo Gabriel Figueroa recusou-se a trabalhar com Kazan, dizendo que ele não entendia patavina do México e menos ainda de Zapata. Pode ser. Mas o olhar de Kazan para o revolucionário mexicano é pessoal: trata-se de um libertário disposto a morrer para evitar a institucionalização (e consequente degradação) do gesto revolucionário. E Marlon Brando, vistas as coisas assim, é o rebelde ideal. P&B.

AMOR E LOUCURA
Globo, 0h45.
(Malicious). EUA, 1995. Direção: Ian Corson. Com Molly Ringwald, John Vernon, Mimi Kuzyk. Aproveitando a ausência da namorada, homem aproveita para ter caso rápido com outra mulher. Isto é, rápido, na opinião dele. Mas a mulher cria clima tipo "Atração Fatal.

O MARIDO VIRGEM
CNT/Gazeta, 1h30.
Brasil, 90 min. Direção: Saul Lachtermacher. Com Perry Salles, Sandra Barsotti. Conquistador apaixona-se por garota virgem, que o força a casar para ter relações sexuais. Ele topa. Mas, depois de casado, não consegue transar com a garota, só com outras mulheres.

TENSÃO NO GELO
SBT, 2h10.
(Cold Comfort). Canadá, 1989, 88 min. Direção: Vic Sarin. Com Maury Chaykin, Margaret Langrick. Estréia na direção do diretor de fotografia Sarin, com a história de caminhoneiro com problemas mentais que salva executivo durante nevasca.

QUEM NÃO HERDA... FICA NA MESMA
Globo, 2h15.
(Splitting Heirs). Inglaterra, 1993, 86 min. Direção: Robert Young. Com Rick Moranis, Eric Idle, Barbara Hershey. Idle, ex-integrante do Monty Python é o perdedor que, de repente, descobre ser herdeiro de uma fortuna e do título de duque. Mas terá que batalhar para ter tudo isso.

OLHOS NOTURNOS 4
Bandeirantes, 2h30.
(Night Eyes 4). EUA, 1995, 101 min. Direção: Rodney McDonald. Com Paula Barbieri, Jeff Trachta, Andrew Stevens. Policial encarregado de proteger a casa de uma bela médica é seduzido por ela e termina envolvido com os mil perigos que a cercam. Inédito.


TV PAGA
De Larry Flynt a Kenneth Starr

da Redação

Larry Flynt, famoso editor da revista "Hustler", ficou conhecido como pornógrafo inescrupuloso.
Mas a questão em "O Povo contra Larry Flynt" (HBO, 20h30) é, antes, a da liberdade de expressão. Flynt foi levado aos tribunais por grupos conservadores para que se julgasse se a abjeção é, afinal, digna de ser expressa livremente.
O filme de Milos Forman seria melhor se feito hoje, enriquecido pelo alegre alô de Flynt a Kenneth Starr, o promotor do caso Clinton.
Flynt agradeceu a Starr por ter levado a pornografia a todos os lares dos EUA, com seu minucioso relatório das atividades sexuais do presidente. Estranho caso: o moralista, de tão moralista, vira um misto de Sade e Larry Flynt. E Flynt, um moralista. (IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.