São Paulo, domingo, 29 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

Espectador encontra refúgio com sereia de "Splash"

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Há algum tempo, o "canal refúgio" era o Eurochannel. Na falta do que ver, o espectador podia sintonizá-lo que algo de interessante aparecia na tela.
Atualmente, o canal que mais se aproxima desse perfil é o TNT. Tem a desvantagem de trabalhar filmes em geral já explorados por outras emissoras e, de resto, bastante conhecidos.
Mas, que importa, o espectador de TV é um ser disponível. Se quisesse, com muita intensidade, ver um filme em particular, procuraria a locadora mais próxima de sua casa. Não, o espectador de TV paga está aí, com grande freqüência, para o que der e vier.
Portanto não se incomoda de topar com certos filmes que o TNT exibe, como, hoje, "Splash -0Uma Sereia em Minha Vida", na hora do almoço. Trata-se de uma comédia fantástica e mais que simpática dos anos 80 sobre sujeito (Tom Hanks) apaixonado por uma sereia (Daryl Hannah) e que em dado momento precisa protegê-la de caras que pretendem usá-la para fins científicos.
Não é um dia típico do TNT, até porque hoje a emissora transmite o Oscar (junto com o SBT). Só para ter uma idéia, ontem ela passou "O Mentiroso", "Noiva em Fuga", "Platoon" e "O Silêncio dos Inocentes". Todos filmões, que garantem, em princípio, a diversão.
Compreende-se então que o espectador dê grande audiência a esse canal: enquanto outros se matam por exclusividade, por estréias e tal, o TNT se deu conta de que isso não conta muito para o assinante de TV paga.
Também percebeu que a maior parte dos espectadores não se incomoda com aqueles anúncios chatos no meio dos filmes -são bons para pegar a pipoca ou fazer pipi. E a dublagem? Até incomoda, mas ninguém vai ver um abacaxi em outro canal só por causa disso. Afinal, na hora em que ninguém tem nada a mostrar, o TNT é o último refúgio.


SPLASH - UMA SEREIA EM MINHA VIDA. Quando: hoje, às 12h30, no TNT.

TV ABERTA

Joseph Fiennes vive Shakespeare problemático

Gasparzinho - O Fantasminha Camarada
Globo, 13h05.

(Casper). EUA, 95, 95 min. Direção: Brad Silberling. Com Christina Ricci, Bill Pullman. Acompanhado pela filha (Ricci), o especialista em fantasmas Bill Pullman trata de exorcizar uma mansão onde pontificam três fantasmas assustadores, ao lado de Gasparzinho. Este acaba fazendo amizade com a solitária garota. O filme teve o bom senso de eliminar o aspecto excessivamente infantil de Garparzinho, dotando-o de uma companheira legal, na pessoa de Ricci.

Tango e Cash - Os Vingadores
SBT, 13h30.

(Tango & Cash). EUA, 89, 103 min. Direção: Andrei Konchalovski. Com Sylvester Stallone, Kurt Russell, Jack Palance. Depois de caírem na armadilha de bandido, dois policiais de Los Angeles vão parar na cadeia. Ali, tramam fugir para provar sua inocência e pegar o verdadeiro criminoso.

Garotas e Samba
Cultura, 15h30.

Brasil, 57, 105 min. Direção: Carlos Manga. Com Francisco Carlos, Sônia Mamede, Adelaide Chiozzo. Duas garotas do interior que chegam ao Rio em busca de sucesso encontram, para resumir, o Rio, nas pessoas de Francisco Carlos (galã), Zé Trindade (um milionário), Zezé Macedo (dona da pensão), Renata Fronzi (uma vigarista) etc. P&B.

O Último Dragão
Record, 18h.

(The Last Dragon). EUA, 85, 95 min. Direção: Michael Schultz. Com Taimak Guarriello, Denise Katrina Smith, Chris Murney. Casal de faixas pretas enfrenta gangues de artes marciais no Harlem e um produtor de discos apaixonados pela heroína. "Enlatado" faixa branca.

Coragem sob Fogo
Bandeirantes, 21h.

(Courage under Fire). EUA, 96, min. Direção: Edward Zwick. Com Denzel Washington, Meg Ryan, Lou Diamond Phillips. Com o peso da responsabilidade pela morte de vários soldados na Guerra do Golfo, militar tem de investigar se capitã morta naquele conflito merece uma medalha póstuma. Análise de uma guerra que, justamente por ser exposta à sociedade pela TV, acabou sendo das mais misteriosas. O filme também acabou meio moitado, apesar do elenco, puxado pelo ótimo Washington.

Risco Total
Globo, 23h40.

(Cliffhanger). EUA, 93, 112 min. Direção: Renny Harlin. Com Sylvester Stallone, John Lithgow, Michael Rooker. Após um fracasso em operação de resgate nas Montanhas Rochosas, Stallone abandona o esquadrão de que faz parte e muda de vida. Tempos depois volta ao local e encontra sua chance de remissão: é a única pessoa em condições de ajudar os sobreviventes de um acidente aéreo.

O Vendedor de Sonhos
Bandeirantes, 0h30.

(The Music Man). EUA, 62, 152 min. Direção: Morton DaCosta. Com Robert Preston, Shirley Jones, Buddy Hackett. Vendedor tenta se fazer passar, em uma cidade, por artista. O povo do local resistirá à idéia. Para se passar por artista, ele terá mesmo que virar artista. Musical.

Shakespeare Apaixonado
Globo, 1h45.

(Shakespeare in Love). EUA, 98, 122 min. Direção: John Madden. Com Gwyneth Paltrow, Joseph Fiennes. Um jovem Shakespeare, em crise criativa, vê tudo desbloquear-se quando se apaixona por lady Viola. Bom humor é a principal virtude desta produção, que ganhou Oscar de melhor filme.

Dirty Harry na Lista Negra
Globo, 3h50.

(Dead Pool). EUA, 88, 92 min. Direção: Buddy van Horn. Com Clint Eastwood, Patricia Clarkson, Liam Neeson. Desta vez (a quinta), o detetive Harry, dito "O Sujo" (Eastwood), é acusado de matar um gângster. Os colegas de polícia aproveitam-se e voltam-se contra ele. Ao seu lado fica apenas uma jornalista (Clarkson). Não por acaso, Harry vai dar uma afrouxada e se apaixonar. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Socorro! Meu cachorro se chama Bingo!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.