São Paulo, segunda-feira, 29 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES DE HOJE

"REALITY SHOW"

Ingleses criam "Big Brother" com divã

MARCIO PINHEIRO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O GNT exibe de hoje a quarta sua versão do "Big Brother" numa casa na Inglaterra. Mas com algumas diferenças: ninguém sabe que está sendo filmado e o modo como reagem é estudado e comentado por especialistas em comportamento humano.
As situações de "Zoológico Humano" são analisadas pelo presidente da Associação Americana de Psicologia, Philip Zimbardo. Ele foi o cientista responsável pela polêmica experiência que, em 1971, transformou um grupo de estudantes em policiais e presos. "Zoológico" intercala as imagens do confinamento na casa com outras situações primitivas comportamentais do ser humano, no melhor estilo "pegadinha": a mulher que ignora outra caída no meio da rua; o senhor que assiste a um roubo, mas fica quieto.
O objetivo da série, segundo o cientista, é "compreender o que as pessoas de fato fazem, e não o que elas imaginam que fariam".
O programa de hoje discute como o julgamento e a primeira impressão que as pessoas fazem de nós, através de uma entrevista de emprego: por que a magra bem-vestida é contratada e a gordinha desajeitada é preterida?
"Zoológico" mostra outros experimentos sobre o funcionamento do comportamento humano já realizados, que são jogados ao telespectador sem muitas explicações, como a pesquisa que revelou que "costumamos formar uma opinião sobre a pessoa nos 15 primeiros segundos". Ou que psicólogos estimam que "levamos 150 milésimos de segundos para considerar uma pessoa atraente". Não há informações de como ou quando foram feitas as pesquisas.
No segundo programa, amanhã, os 12 participantes são divididos em dois grupos, gerando uma competição na casa. O terceiro programa procura mostrar até que ponto obedecemos às ordens dos outros. Na casa-laboratório, uma das equipes é instruída pela produção do programa a controlar a outra.


ZOOLÓGICO HUMANO. Quando: de hoje a quarta, às 23h30, no GNT

Mulheres torturadas

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

"Que Bom Te Ver Viva" (Canal Brasil, 21h e 3h10) é, antes de mais nada, um filme sincero.
Não é uma virtude menor. A diretora trata de mulheres torturadas durante o regime militar. Entrevista um grupo delas.
Quando o filme foi feito, em 1989, havia 20 anos que a própria diretora fora recolhida aos porões e torturada. É bom ver um filme feito por gente que conhece o assunto.
Lúcia Murat sabe que a questão da sanidade coloca-se de maneira profunda para essas mulheres: a violência da tortura é coisa sem limites, cujas seqüelas não duram só dois meses.
Nesse momento em que o espírito cristão de tantas pessoas foi despertado pelo filme de Mel Gibson, talvez fosse o caso de lançar um olhar aos semelhantes, que afinal também existem.

Meu Amigo Panda
SBT, 15h.

(The Amazing Panda Adventure). EUA/ China, 95, 84 min. Direção: Christopher Cain. Com Stephen Long, Ryan Slater, Yi Ding. A notícia de que uma panda e seu filhote foram capturados por caçadores, na China, mobiliza o pequeno Ryan, que está no país em visita ao pai, responsável por reserva florestal. Pai e filho juntam-se para enfrentar os caçadores e libertar os animais. Primeiro papel central de Ryan, irmão de Christian Slater.

Pequenos Guerreiros
Globo, 15h40.

(Small Soldiers). EUA, 98, 108 min. Direção: Joe Dante. Com Kirsten Dunst, Gregory Smith, Phil Hartman. Brinquedos de guerra saem do prumo e começam uma guerra por conta própria. Um "Gremlins" da indústria bélica, o que deixa a impressão de algo um pouco requentado. Mas o ponto de vista é claro o bastante para levantar resistências entre belicistas em geral (os amadores em particular). Joe Dante pode não ser mais o mesmo, mas ainda tem idéias.

McQuade, o Lobo Solitário
Record, 21h.

(Lone Wolf McQuade). EUA, 83, 107 min. Direção: Steve Carver. Com Chuck Norris, David Carradine. Norris emula o faroeste espaguete e sai de escopeta na mão atrás da quadrilha de David Carradine. Só para fãs -se é que eles ainda agüentam.

A Praia
Globo, 22h10.

(The Beach). EUA, 00, 119 min. Direção: Danny Boyle. Com Leonardo DiCaprio, Tilda Swinton, Virginie Ledoyen. Turista americano em busca de aventura na Tailândia topa com ilha paradisíaca que, com o tempo, não se mostrará nada paradisíaca. DiCaprio buscou o britânico Boyle para esse trabalho, o que é interessante. O problema é que a novidade representada por Boyle em dado momento cada vez mais se cristaliza num estilismo de interesse pelo menos discutível. A emissora anuncia uma "versão editada", sem, claro, explicar o que é isso.

O Preço da Ambição
SBT, 1h25

(For a Few Lousy Dollars). EUA, 95. Direção: Michael Bafaro. Com Benjamin Ratner, John Cassini. Aqui, a aventura começa quando três amigos decidem assaltar um restaurante frequentado por mafiosos. Claro que não será fácil como imaginam. Feito para TV.

Intercine
Globo, 2h15.

A semana começa com "Vítimas de uma Paixão" (89, de Harold Becker, com Ellen Barkin, Al Pacino), que derrotou "Alta Ansiedade" (77, de Mel Brooks, com Mel Brooks, Madeline Kahn). Para votar nas próximas sessões, os telefones são 0800.70.9011 (primeiro filme) e 0800.70.9012 (segundo filme), o que vale em todas as sessões, de segunda a sexta.

Os Campeões
SBT, 3h10.

(Soul of the Game). EUA, 96. Direção: Kevin R. Sullivan. Com Delroy Lindo, Mikelti Williamson. Nos anos 40, um time de beisebol decide romper com a segregação racial e trazer um negro para a liga dos brancos. Só para São Paulo.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.