São Paulo, sábado, 29 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexta edição traz as 223 capas mais importantes

DA REPORTAGEM LOCAL

"Folha de S.Paulo - Primeira Página" reúne as 223 capas mais importantes da história da Folha. Lançado originalmente em 1985, o livro ganhou agora sua sexta edição, com atualização do projeto gráfico realizada por Eliane Stephan, designer que criou o visual da capa e fez modificações no desenho das páginas internas. Stephan diz que havia a intenção de "trabalhar na capa com a idéia da colagem, da fragmentação, como é a notícia". Também foi substituída a fonte das páginas internas. Stephan é autora da reforma gráfica ocorrida na Folha em 1996.
Para esta edição foram excluídas páginas que ficaram menos importantes historicamente e incluídas outras, mais recentes. A seleção das capas foi feita por Carlos Kauffmann, gerente do Banco de Dados do jornal, e por Vinicius Mota, editor de Opinião da Folha. Kauffmann diz que a mudança procurou "contemplar os vários focos de interesse do jornal". Segundo ele, as atualizações seguiram o espírito das primeiras edições. "Não houve uma mudança de olhar, mas a continuação de um trabalho, como se estivéssemos revisando o passado com outro olhar histórico. Recompilamos o que havia de importante."
Para Vinicius Mota, o projeto continuou sendo o das edições anteriores, "privilegiar as capas que tenham impacto no país, na humanindade, que perduraram para além daquele dia. Esse foi o princípio soberano".
Outro critério, segundo Mota, foi o equilíbrio entre períodos. "Este é um livro que pretende ter uma relevância historiográfica, um jeito de a Folha contar através das suas páginas a história do país e do mundo."
A primeira capa representada é de 1921. As páginas mostram a evolução gráfica do jornal. De uma diagramação pesada, sem fotos e pouca hierarquização dos assuntos, às soluções gráficas mais recentes, com imagens grandes, infográficos e chamadas que sintetizam os assuntos da edição.


Folha de S.Paulo - Primeira Página
Editora:
Publifolha
Quanto: R$ 69 (240 págs.)


Texto Anterior: Imprensa: "Primeira Página" passa como se fosse um filme da história
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.