São Paulo, quarta-feira, 29 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

‘Jornal Nacional’ entrevistará presidenciáveis

Divulgação/TV Cultura
CARONA
Os jornalistas Flávio Prado e Roberto Monteiro no cenário de "Hora do Esporte", programa diário sobre a Copa do Mundo que a TV Cultura irá apresentar a partir de segunda, às 19h


DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A principal novidade da cobertura das eleições da Globo neste ano serão rodadas de entrevistas com os principais candidatos à Presidência da República no "Jornal Nacional". A entrevistas serão individuais, em dias diferentes, e irão ao ar a partir de julho, podendo se repetir nos meses seguintes. Terão dez minutos e serão ao vivo ou gravadas minutos antes.
O plano de cobertura das eleições foi concluído anteontem pela Central Globo de Jornalismo. Prevê também uma rodada de debates com candidatos a governador e à Presidência no primeiro turno e outra no segundo. No primeiro, as prováveis datas são 2 (governador) e 3 de outubro (presidenciáveis). Serão os últimos debates antes das eleições.
Neste ano, a Globo vai ser mais flexível com o número de participantes nos debates. Em anos anteriores, deixou de realizar eventos do tipo porque o número de participantes ultrapassava o ideal _cinco. Ainda não está definido o limite máximo de participantes por debate, mas deverá ficar entre oito e dez. Mais do que isso tornaria o evento inviável para televisão. A emissora é obrigada pela legislação a convidar todos os candidatos com representação no Congresso Nacional.
O Ibope, a partir de julho, irá fazer pesquisas exclusivas para a Globo, inicialmente mensais. A emissora também irá manter a divulgação de pesquisas do Datafolha e do Vox Populi.

OUTRO CANAL

Fé 1
Padre Marcelo Rossi rezou missa, transmitida pela Rede Vida, para agradecer a conquista, pela emissora, de um canal retransmissor de TV na Grande São Paulo, o 34, no início deste mês. A Rede Vida deve deixar em junho o canal 40, de Santo André.

Fé 2
O canal 40 pertencia à Televisão ABC e foi transferido para a TV Sul Bahia, de Nizan Guanaes, marqueteiro de José Serra. O canal 40 agora é alvo de disputa judicial _a transferência a Guanaes foi suspensa pela Justiça Federal.

Inverno 1
O frio aumentou o número de televisores ligados e, consequentemente, a audiência da Globo. Anteontem, a novela das sete, "Desejos de Mulher", marcou 40 pontos de média, um recorde, assim como "O Clone", que atingiu 59.

Inverno 2
Inaugurando a cobertura ao vivo da Copa na Coréia do Sul, o "Jornal Nacional" deu média de 49 pontos, como há muito não ocorria. Quem se deu bem foi o PMDB e Orestes Quércia, cujo programa político ficou, só na Globo, com 42 pontos.

Crachá
Para "ajudar a imprensa", diga-se TV Globo, a CBF marcou as entrevistas da seleção brasileira para as 8h30 do fuso da Coréia (20h30 em Brasília). Assim, Felipão entrará ao vivo no "Jornal Nacional". O esquisito é que as entrevistas serão antes dos treinos.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br





Texto Anterior: José Simão: Buemba! Trabalho no Brasil só se for de macumba!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.