São Paulo, quinta-feira, 29 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cuidado da viúva do artista facilita catalogação

DO ENVIADO A PORTO ALEGRE

Enquanto famílias de alguns artistas já mortos têm dilapidado seu patrimônio, vendendo trabalhos a esmo e até mesmo promovendo cópias, Maria Coussirat Camargo, 92, viúva de Iberê Camargo, tem sido fundamental para a preservação da obra de Iberê Camargo.
"Foi ela quem herdou as 4.000 obras do Iberê e não só teve a idéia de doá-las todas para a Fundação Iberê Camargo, como procurou o Jorge Gerdau para viabilizar o museu", conta a curadora Mônica Zielinsky.
"Foi minha mãe que me ensinou que eu deveria guardar todas as obras que eu ganhasse dele, mesmo que fosse um pequeno desenho", diz dona Maria, em sua casa, rodeada de quadros de Iberê, em Porto Alegre. A única exceção é uma pintura de Alberto da Veiga Guignard (1896-1962), que foi dada pelo próprio artista, quando professor do marido.
Juntos desde 1939, dona Maria foi a administradora da obra de Iberê por todo o tempo casados. Ela estudou belas artes e também queria ser artista. Mas, lembra, uma vez, ao usar tintas e pincéis do marido, foi advertida: "Ou tu, ou eu", disse Iberê. "Desde então, nunca mais toquei num pincel", conta.
Em sua casa, dona Maria guarda todos os cadernos de anotação com registro de toda a obra do artista, com valores pagos, parcelas, transferências. Ela fotografou também todas as obras e guarda os negativos, o que facilita a realização do catalogue raisonné (catálogo da obra completa de um artista).
Em vida, estima-se que Iberê tenha produzido cerca de 7.000 obras. Publicada há dois anos, a primeira parte do raisonné, dedicada à gravura, apontou 329 trabalhos neste suporte. Segundo Zielinsky, sairão outros três volumes, um para a pintura, calcula-se 1.200 delas, outro para os desenhos -a maior parte da produção-, e outro para guaches. (FCY)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.