São Paulo, quinta-feira, 29 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

J. R. Duran
MANIAS DE CLEO A atriz Cleo Pires, no ar em "Ciranda de Pedra", da Globo, mostra à revista "Criativa", de junho, seu lado consumista: "Já tive uma fase em que achava que tinha que ter tudo que gostasse, mas ainda compro coisas e uso só uma vez. A última dessas aquisições foi uma bolsa Marc Jacobs maravilhosa. Queria colocar numa vitrine e expor, mas está no armário"; ela também diz amar ver o seriado "Lost" e brincar de guitarrista no videogame: "Me sinto o Slash [ex-Guns N" Roses]"; a publicação chega às bancas no sábado

IGNACIO RAMONET

"Os cubanos estão apegados ao sistema"

Ex-diretor do "Le Monde Diplomatique", publicação mensal francesa consagrada pela orientação de esquerda, o espanhol Ignacio Ramonet, 64, esteve em São Paulo para uma palestra no Instituto Cervantes sobre "Informação, Poder e Democracia". Autor do livro "Biografia a Duas Vozes", em que entrevistou Fidel Castro por mais de cem horas, o jornalista falou à coluna:

 

FOLHA - Como vê o futuro de Cuba pós-Fidel Castro?
IGNACIO RAMONET -
Apesar de todas as análises pessimistas, não houve protestos, não houve um contexto de hostilidade ao sistema político [depois da retirada de Fidel]. Dezenas de milhares de pessoas estão participando de debates e o novo governo está adotando medidas saídas da base, como a permissão para o uso de celulares, a possibilidade de cubanos frequentarem hotéis, de terem DVD, de irem ao exterior. Raúl Castro está entregando terras a quem quer trabalhar. São mudanças na vida cotidiana.

FOLHA - Pode haver uma mudança radical no sistema?
RAMONET -
Os cubanos não estão prontos para isso. Eu creio que estão apegados a seu sistema de igualdade.

FOLHA - O senhor falou sobre como certas notícias "sérias" são muito aborrecidas. O "Granma" (jornal oficial do Partido Comunista cubano) não é extremamente chato?
RAMONET -
O "Juventude Rebelde" (jornal do movimento juvenil cubano) já está mudando bastante. Cuba está formando milhões de profissionais de informática, os cubanos no futuro, creio, terão acesso amplo à internet.

FOLHA - Em entrevista recente, o escritor paquistanês Tariq Ali disse que Lula não pertence ao "Eixo do Bem" em que estão Hugo Chávez (Venezuela), Evo Morales (Bolívia) e Rafael Corrêa (Equador).
RAMONET -
O Tariq é muito radical. Eu penso que Lula é o melhor presidente que o Brasil teve em sua história. Vocês talvez não se dêem conta, mas a América Latina está vivendo sua verdadeira idade de ouro, com paz, democracia e crescimento, tudo junto.

PONTO FINAL
O Ministério da Justiça estuda encerrar o prazo para que cidadãos que se consideram perseguidos ou prejudicados pela ditadura militar entrem com pedido de anistia e conseqüente indenização. A idéia é resolver o "passivo" do período e colocar um ponto final no assunto ainda no governo Lula.

EU VOLTEI
E o ministro da Justiça, Tarso Genro, volta ao batente na próxima segunda-feira, depois de duas semanas de férias entre Buenos Aires e Porto Alegre.

BOAS LEMBRANÇAS
O deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) já traça o roteiro político para escapar da cassação. Ele deve procurar em breve o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-senador Jorge Bornhausen (DEM-SC). Vai pedir que segurem "suas feras" do PSDB e do DEM na Câmara dos Deputados. "Ferido, o Paulinho pode contar certas coisas. Afinal, ele participou de várias campanhas eleitorais", diz um amigo do sindicalista. Paulinho foi um dos principais aliados dos tucanos e do DEM, então PFL, no governo de FHC.

MÃOS DADAS
Já o PT é tido como aliado certo de Paulinho contra a cassação. O deputado negocia o apoio do PDT à petista Marta Suplicy na eleição para a Prefeitura de São Paulo.

BOM CONSELHO
Ainda Paulinho: ele procurou o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos quando surgiram as acusações de tráfico de influência no BNDES. Bastos não pegou o caso. Mas indicou a ele um ex-sócio, o criminalista Leônidas Sholz, que assumiu a defesa.

CAIPIRA, PIRAPORA
O casamento de Luciana Tranchesi, herdeira da Daslu, e Guilherme Mussi vai ter show sertanejo. O casal estuda contratar a dupla Victor e Léo para a cerimônia, que será realizada na fazenda do noivo no interior de São Paulo.

NUNCA FUI GAY
Nas três relações homossexuais que admite ter tido, o escritor Paulo Coelho diz que somente em uma delas a coisa teve, digamos, começo, meio e fim. O jornalista Fernando Morais, que conta as histórias na biografia do mago que será lançada no dia 9, diz que o escritor não contraria a tese de que "não existe ex-gay no mundo". "O Paulo não é ex-gay simplesmente porque nunca foi gay. Ele foi, viu e saiu da experiência convencido de que não queria nada daquilo."

MATANÇA
E Paulo Coelho ficou a pé no Rio: a Academia Brasileira de Letras não deixou que a biografia fosse lançada em seus salões. É que, no livro, o mago desanca os acadêmicos, afirmando que, enquanto defendia a imagem do Brasil no exterior quando por aqui havia "matança de índios", o então ministro Celso Lafer, das Relações Exteriores, pedia votos para Helio Jaguaribe, que concorria contra ele a uma vaga na ABL.

TÔ FORA
Eleito imortal, por sinal, Paulo Coelho desprezou solenemente a ABL: de 200 sessões realizadas desde que foi eleito, o mago compareceu a seis.

SEM OUVINTES
Um lote de 640 CDs de música gospel da Fundação Renascer encalhou em um leilão da Justiça do Trabalho, na terça.

 

Os discos seriam vendidos para o pagamento de uma dívida trabalhista da igreja do apóstolo Estevam e da bispa Sonia Hernandes. Com o lance mínimo de R$ 3.200, cada CD sairia por R$ 5. Mas não apareceu ninguém interessado em arrematar a coleção.

AMY NÃO VEM
Ainda não deve ser desta vez que o público brasileiro verá Amy Winehouse no Tim Festival -nem em outro palco brasileiro. A cantora, sempre às voltas com problemas com álcool e drogas, não está fechando nenhum contrato para shows.

CURTO-CIRCUITO

A PUBLIFOLHA lança hoje o livro "Caçadores de Luz: Histórias de Fotojornalismo", de Alan Marques, Lula Marques e Sérgio Marques, às 19h30, no bar Monumental, em Brasília.
A ENOTECA FASANO promove hoje uma degustação de vinhos na Casa Fasano, a partir das 18h, no Itaim.
A GALERIA ANNA MARIA NIEMEYER abre hoje a exposição "Oscar Niemeyer/Projetos Recentes", no Rio de Janeiro.
O ESCRITÓRIO KLA ADVOGADOS comemora amanhã, no Terraço Itália, aniversário de seis anos de fundação.

com DIÓGENES CAMPANHA E DÉBORA BERGAMASCO

Texto Anterior: Cuidado da viúva do artista facilita catalogação
Próximo Texto: Espaço Unibanco abre dez salas na Pompéia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.