São Paulo, quarta-feira, 29 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

A imperdoável originalidade

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

É quase um jogo: Clint Eastwood fez algo de realmente imperdível depois de "Os Imperdoáveis"? Neste caso poderia ser talvez o "Menina de Ouro"? Ou, quem sabe, "As Pontes de Madison"? Eu prefiro ficar com este aqui: "Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal" (Cinemax, 3h30), o que é muito pessoal, mas nem tanto.
Por exemplo: a estrutura de "Menina de Ouro" deve muito a "Os Imperdoáveis". Já "Meia-Noite" é original na obra de Eastwood, embora evoque filmes de terror como "Sangue de Pantera", na medida em que trabalha o poder de sugestão e tira partido do ambiente em que existe: o sul dos EUA, com sua estranha mistura de milionários, vodu, travestis. De tudo isso, o travesti é o símbolo, na verdade, deste lugar onde nada é o que parece.

TV ABERTA

Superando Limites
Record, 14h.
(Landspeed). EUA, 2001. Direção: Christian McIntire. Com Billy Zane. No ano de 1972, no deserto de Utah, EUA, um carro-foguete, pilotado por John Fincher, corre rumo ao recorde de velocidade terrestre, mas um problema mecânico faz com que o carro perca o controle e capote. Duas crianças, Linda Fincher, filha do piloto, e Michael Singer, filho de Brian, o engenheiro criador do veículo, presenciam tudo. Vinte anos depois, uma empresa desafia equipes a baterem o antigo recorde. A primeira, em que Linda é engenheira, inscreve um carro-foguete. A segunda terá Michael ao volante. Ninguém vence nesta corrida nem neste filme.

Intercine
Globo, 1h50.
O mais votado entre "Montana" (1997, de Jennifer Leitzes, com Kyra Sedgwick, Stanley Tucci, Robbie Coltrane) e "Experiência 2: A Mutação" (1998, de Peter Medak, com Michael Madsen, Natasha Henstridge, Marg Helgenberger) passará nesta quarta-feira.

Organizações Grimes
SBT, 3h10.
(Bad Company). EUA,1994, 108 min. Direção: Damian Harris. Com Ellen Barkin, Laurence Fishburne, Frank Langella. Com o fim da Guerra Fria, antigos agentes da CIA, para não ficarem desocupados, dedicam-se a outros trabalhos. As Organizações Grimes, por exemplo, são especialistas em espionagem industrial. Lá é que Fishburne, contratado por Ellen Barkin, é encarregado de cuidar do caso de companhia seriamente ameaçada de ter de pagar uma multa milionária por intoxicação de umas tantas crianças. As organizações tratam também de investigar com muito cuidado o juiz encarregado do caso, que está providencialmente atolado até o pescoço em dívidas de jogo.

Loucos de Paixão
Globo, 3h30.
(White Palace). EUA, 1990, 106 min. Direção: Luis Mandoki. Com Susan Sarandon, James Spader, Kathy Bates. Belo elenco para narrar a fulminante paixão de um jovem e dolorido publicitário (Spader) por mulher também cheia de feridas e bem mais velha do que ele (Sarandon). (IA)


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.