São Paulo, quarta-feira, 29 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

"SARNEY É MEU AMIGO"
Fotos Mastrangelo Reino/Folha Imagem
Ziraldo exibe uma de suas criações na festa de lançamento de seu blog, na segunda-feira, em São Paulo

No lançamento de seu blog, anteontem, o cartunista Ziraldo disse que, embora esteja publicando charges com temas políticos na página, não pretende "esculhambar" o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). "Sou muito amigo dele, é difícil fazer. Tenho que tomar cuidado para não magoá-lo nem à dona Marly nem à filha dele. O chargista ideal, quando o amigo vai para o poder, teria que cortar relação." Ziraldo afirma, no entanto, que não irá defender "qualquer gesto político criticável" no blog.

Lado a lado

As autoridades de Israel e representantes de judeus brasileiros estão "preocupados" com o anúncio de que Corinthians e Flamengo vão jogar na Palestina, em setembro, num evento apoiado pelo governo brasileiro. "Conversamos com o presidente Lula. Esta manifestação, embora positiva, está sendo conduzida de forma errônea. O jogo será em Ramallah (Cisjordânia), sem a garantia de que israelenses poderão ver a partida em segurança", afirma Claudio Lottenberg, da Confederação Israelita do Brasil.

PODE DEIXAR
Lula prometeu falar com o Itamaraty, que está ajudando a organizar a partida.

VERSÕES
Luis Paulo Rosenberg, vice-presidente do Corinthians, diz que está em estudo a possibilidade de realização de um jogo também em Israel, "mais para a frente". Afirma que há negociações para que os jogadores viajem à Palestina em avião da companhia israelense El Al, desembarcando em Tel Aviv e visitando o Museu do Holocausto na véspera da partida. "Não será um jogo de apoio aos palestinos, e sim à paz", diz ele. Já Pedro Trengrouse, assessor do Flamengo, diz que o jogo será "um presente do governo brasileiro ao povo da Palestina e uma manifestação de apoio à criação do Estado deles".

SUJEITO OCULTO
O PSDB criou um blog apócrifo para criticar Lula e a ministra Dilma Rousseff. "Gente que Mente" tem posts com títulos como "Dilma é boa aluna em matéria de mentira" e não é assinado, mas está registrado em nome do partido. O blog é operado por "um grupo de simpatizantes da legenda, mas não é uma coisa escondida", diz Carlo Iberê Freitas, assessor do PSDB nacional.

BRAÇO FORTE
Além de transformar a Petrobras em única operadora do pré-sal, a comissão interministerial que estuda o marco regulatório do setor do petróleo debate a ideia de transformar a nova empresa estatal (apelidada de NEP), que administrará a riqueza da região, em sócia em todos os consórcios privados que vão explorar as reservas. "A NEP pode ser sócia com uma parcela mínima, de 1%. Estando dentro dos consórcios, ela poderá controlar melhor o que acontece neles e o que geram de riqueza", diz um dos ministros que participam das discussões.

BRAÇO FORTE 2
O martelo será batido pelo presidente Lula. Ele decidirá também se as licitações para as áreas do pré-sal serão feitas num modelo misto, em que, além de partilhar o lucro da exploração das áreas, as empresas paguem outorgas -dinheiro desembolsado antecipadamente, para que tenham o direito de explorar o petróleo. O Ministério da Fazenda defende esse modelo como forma de embolsar o dinheiro já. A Casa Civil, o Ministério de Minas e Energia e a AGU (Advocacia Geral da União) defendem a partilha futura dos lucros.

TODOS JUNTOS
O presidente da Infraero, Cleonilson Nicácio Silva, convocou anteontem os presidentes das principais companhias aéreas do país, como Gol e TAM, e propôs a adoção do check-in compartilhado nos aeroportos. As empresas deixariam de ser "donas" dos balcões, usando-os só no momento de despacho de voos e disponibilizando-os em seguida. No futuro, até os funcionários seriam compartilhados, por meio de uma empresa terceirizada contratada pela Infraero.

INFÂNCIA
Um grupo coordenado pela psicanalista Maria Cecília de Almeida Parasmo vai se reunir em agosto para discutir o apoio à criação de creches em bairros da periferia de São Paulo. A ideia, diz ela, é envolver empresários, que poderiam comprar ou alugar terrenos e financiar a construção ou a reforma de imóveis, e convencer o poder público a dar isenção fiscal para quem contribuir com o projeto. Do grupo fazem parte também Adelina Alcântara Machado, presidente da OBME (Organização Brasileira das Mulheres Empresárias), Andrée de Ridder, vice-presidente, Cris Gouvêa, Claudia Meghy Metne e Rosa Acerba.

BAÚ E CAÇAMBA
Isabella Giobbi abrirá nova loja na alameda Gabriel Monteiro da Silva. Antes, fará venda especial de suas coleções e de grifes como Prada e Chanel.

DASPU

"As putas estão do botequim da esquina ao hotel Fasano"

Na fachada da escola de samba Vai-Vai, em SP, seis faixas com a expressão "você já comeu hoje?" recepcionam os convidados do desfile da grife Daspu, que lançou anteontem sua coleção de verão, "Da Farofa ao Caviar". Os convidados são acomodados em mesas e cadeiras de plástico. Na passarela, escritas com giz, expressões como "porção de putas", "você dá conta?", "desfrute com imaginação" e "piranha ali na mesa".

 

"As putas estão em todos os lugares, do botequim da esquina ao hotel Fasano", afirma Gabriela Leite, presidente da ONG. Ao abrir o desfile, na passarela, ela diz que "nem nos meus sonhos eu imaginava que nós, putas, estaríamos em uma escola de samba", ambiente, segundo diz, "conservador, que só tinha espaço para mulher casada". A modelo Gladys Vani, 28, que trabalha na Vai-Vai, é uma das primeiras a se apresentar. Veste uma regata estampada com a frase "sexo seguro não engorda" e tem os cabelos decorados com camisinhas, como todas as outras modelos. "Desde que vi o desfile da Daspu na novela "Caminho das Índias", tive vontade de participar. Fiquei glorificada quando fui convidada pela produção."

 

De braços dados com Thobias da Vai-Vai, presidente da escola de samba, a modelo Maria Nilce Evaristo dos Santos, 62, fecha a apresentação usando um vestido de noiva e levando um buquê feito com colheres de plástico vermelhas. Ex-prostituta, ela já viajou para Florianópolis, Belo Horizonte e Porto Alegre por causa dos desfiles da Daspu. "Meu sonho é conhecer Nova York, Japão e China."

CURTO-CIRCUITO

CLÁUDIA TREVISAN lança na quinta-feira, a partir das 18h30, o livro "Os Chineses" (ed. Contexto), na livraria Cultura do Conjunto Nacional.
A CANTORA BRITÂNICA Lily Allen se apresenta no dia 16 de setembro, no Via Funchal. Classificação: 12 anos.
O ESPANHOL Chico Herrera faz show hoje no Instituto Cervantes. Ele estará acompanhado pelo grupo Amor Experimental e por Odé Amorim. 12 anos.
A COMÉDIA "Proposta Indecente" tem pré-estreia para convidados hoje, no teatro Maria Della Costa.
A FRANCESA Pauline Charoki Ferrantelli ministra palestra hoje sobre Edith Piaf e outras artistas da França, às 19h30, na Livraria da Vila da Lorena.
A EXPOSIÇÃO "Quem Vê, Pensa", de VPadin, com obras de arte feitas com canetas esferográficas, abre hoje para convidados, no Espaço Cultural Banco Central.
O CONSULTOR Fernando Camargo realiza hoje a palestra "Como Cuidar da Carreira em Tempos de Crise" no Instituto Nacional de Pós-Graduação.
A MARCA Jorge Alex promove amanhã, às 17h, um desfile beneficente, na loja de Moema.

com ADRIANA KÜCHLER e DIÓGENES CAMPANHA e LEANDRO NOMURA



Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Horrors une estilo e melancolia inglesa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.