São Paulo, domingo, 29 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reforma na TV Cultura começa com timidez

Filmes e documentários compõe novos programas que estreiam nesta semana

Primeira etapa troca horário ou apresentador das atrações; toda a grade está em fase de reavaliação, diz canal

CLARICE CARDOSO
DE SÃO PAULO

Amanhã, quando Marília Gabriela estrear no comando do "Roda Viva", estará também inaugurando uma nova fase na TV Cultura.
Ao menos é o que se anuncia desde a contratação da jornalista e da posse de João Sayad, presidente da Fundação Padre Anchieta (administradora do canal).
As mudanças que o telespectador verá nesta primeira fase, porém, não serão tão radicais como alguns esperariam. Atrações mudam de dia, de apresentador e duas novidades são lançadas.
Após o pontapé inicial dado pelo "Roda Viva", a faixa das 22h muda no começo de setembro (leia ao lado).
Para começar, "Cartão Verde", hoje às quintas, e "Sr. Brasil", às terças, trocam de data de exibição. "Provocações", de Antônio Abujamra, entra, assim, nas terças, às 23h, após o esportivo.

OSCAR E COMENTÁRIOS
Um dos programas novos anunciados, "Mostra Internacional de Cinema" terá duas sessões, com filmes diferentes, às quartas e sextas. O primeiro, selecionado pelos curadores e apresentadores Leon Cakoff e Renata de Almeida, é o ganhador do Oscar "A Vida dos Outros".
Já o "Jornal da Cultura", com Maria Cristina Poli a partir do dia 13, terá duplas de comentaristas. A ideia é que dez especialistas se revezem ao longo da semana.
Na outra segunda, é a vez do "Metrópolis", que volta reformulado com a meta de investir em entrevistas ao vivo ligadas à agenda cultural.
No fim do mês, no dia 27, Amir Labaki assume outra faixa inédita. Exibida sempre às 23h30 e ainda sem nome definido (não será batizada como o festival "É Tudo Verdade", como chegou a ser dito), apresentará diariamente grandes documentários.

JOIAS DA COROA
Entre as mudanças menores, estreiam novos desenhos e a faixa de concertos de música clássica deve ir para os sábados e domingos às 16h.
E, enquanto os demais programas da emissora são reavaliados, há outros inéditos sendo formatados. Entram nessa lista um programa jovem, provavelmente apresentado por João Marcello Bôscoli, e outro que explorará os arquivos da emissora.
"O objetivo é resgatar as "joias da coroa", que são os programas tradicionais, e dar horizontalidade à grade, fazer com que seja mais facilmente memorizada", diz Fernando Vieira de Mello, vice-presidente de conteúdo.
"Complementariamente, lançamos um pacote de vinhetas que dão nova identidade visual à emissora e foi feito pelos profissionais da Cultura. Há muita gente talentosa aqui que precisa ser valorizada", arremata.


Texto Anterior: Portunhol: Motorista da produtora fala 7 idiomas
Próximo Texto: João Sayad promete nova reformulação para março
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.