UOL


São Paulo, segunda-feira, 29 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
A DAMA DE VERMELHO Ronaldo Fraga e a bailarina Renée Gumiel juntos? Sim, ela vai vestir uma criação do estilista mineiro no evento em homenagem aos seus 90 anos, 23 de outubro, no Sesc Vila Mariana; vídeos com a trajetória da artista, apresentações em sua homenagem e leitura de textos pela própria Renée estão programados para a noite de festa

O golpe do cartão-saúde
Cresce um tipo de golpe na praça, segundo denúncia do Procon: duas empresas, dos mesmos donos, já lesaram mais de cem consumidores com o chamado "cartão-saúde", cuja venda é proibida pela Agência Nacional de Saúde.
 
Com a promessa de redução nos valores de consultas e exames médicos, vendedores oferecem o cartão como se fosse um plano de saúde. A venda acontece principalmente com faixas pregadas em vias de grande movimento, que geralmente trazem um número de celular.
 
Ao procurar o endereço das empresas na junta comercial, o órgão de defesa do consumidor descobriu que ambas se mudaram e o paradeiro é ignorado.

OLHO VIVO, FARO FINO
O Ibama está de olho nos praticantes de nova modalidade de surfe -o "tow in", na qual o surfista é puxado por jet-ski para entrar em ondas gigantes. Semana passada, 11 foram multados ao descer ondas de 15 pés (cerca de 5 metros) na ilha dos Lobos, no Rio Grande do Sul.
 
O lugar é área de proteção ambiental, e a prática de esportes por lá, proibida.

VON TRAPP
A top Fernanda Tavares convidou papai Fernando Luiz para assistir à temporada de moda em Paris a seu lado. Cantor há 30 anos em Natal (RN), ele embarca hoje e fica até o dia 7.
 
A família está com tudo. O desfile do conterrâneo Geová Rodrigues na Mercedes-Benz Fashion Week de Nova York teve presença do mano Teco Tavares, que é ator.

OVER THE RAINBOW
Hoje o grupo carioca Arco-Íris e a ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Travestis) fazem ato em frente à Assembléia Legislativa do Rio.
 
Querem reforçar a criação da Frente Parlamentar pela Livre Orientação Sexual, prevista para outubro no Congresso Nacional, e a imediata aprovação do projeto de parceria civil entre pessoas do mesmo sexo, proposto pela então deputada Marta Suplicy em 1995.

ACORDE DISSONANTE
Fundada na semana retrasada como organização social, a Associação de Amigos da Osesp já passa por turbulência. Na última segunda, membros do conselho pediram demissão coletiva. Estariam insatisfeitos com a presença da escritora Patricia Melo, namorada do maestro John Neschling, na entidade.
 
À coluna, a assessoria da orquestra afirmou que não "se posicionaria sobre o assunto", e Patricia Melo e Neschling não quiseram comentar o caso.

É ISSO AÍ
A guerra das colas ganha capítulo pitoresco. Seguindo tradição interna, a matriz americana ordenou que a Pepsi Brasil decrete dois dias de feriado na semana que vem. O motivo: sua principal concorrente teria se inspirado num produto seu.
 
No caso, a Coca com limão, que veio depois da Pepsi Twist.

BAGUETTE
Os franceses caíram de amores pelo CEU Meninos, recém-aberto no Ipiranga. A começar pelo dublê de padeiro e galã Olivier Anquier, que estuda a possibilidade de abrir ali uma franquia de sua loja, que venderia pães a preços acessíveis.
 
Já o Consulado Geral da França fez parceria que banca aulas bilíngues no complexo educacional. E um grupo de políticos da região chamada Paca, que une Provence, Alpes e Côte d'Azur, vem a São Paulo assinar parceria com a prefeitura.

FESTA
A Fundação Dorina Nowill para Cegos celebra hoje os 50 anos de inclusão do deficiente visual na educação e no trabalho. E lança, em parceria com os Correios, um carimbo comemorativo da data.


@ - bergamo@folhasp.com.br

SÉRGIO DÁVILA (interino)
COM CLEO GUIMARÃES E ALVARO LEME


CURTO-CIRCUITO

É hoje o lançamento do 1º Prêmio de Literatura Lygia Fagundes Telles, na Sala São Paulo, às 17h30.
Washington Olivetto recebe título de professor honoris causa do Centro Universitário de Belas Artes, hoje, às 19h30.
Amanhã acontece o lançamento do I-Moda Brasil - Instituto da Moda, às 20h, no Masp-Centro, na galeria Prestes Maia.
Luciano Boseggia e Massimo Gianrossi celebram com jantar a chegada da primavera, hoje, às 19h30, no Palazzo Grimaldi.
A abertura solene da Semana Guiomar Neves, organizada pelo pianista João Carlos Martins, acontece hoje no auditório do campus Ibirapuera do UniFiam-Faam.
A palestra "Mitos - Nossos Símbolos Ontem, Hoje e Sempre", de Maria Zelia de Alvarenga, acontece hoje, às 20h, no antiquário Passado Composto, nos Jardins.

VERSÃO BRASILEIRA

Nova polêmica envolve Hillary

"Irritadíssima", foi como a bibliotecária carioca Sandra Martins Rosa se sentiu ao ler o livro de Hillary Clinton "Vivendo a História" (Editora Globo, 2003), best-seller no Brasil há várias semanas. Não pelo conteúdo em si, mas pelas traduções "ridículas e literais" de boa parte da obra, segundo ela.
Sandra listou em nove páginas de arquivo de Word erros de revisão e tradução e os enviou ao site da editora -que disse à coluna não ter recebido, mas que fará correções na próxima edição, se for o caso.
 
Folha - Como você percebeu os erros de tradução?
Sandra Rosa -
Comprei o livro e, já no começo, fui ficando irritadíssima. Não é possível tanta besteira, tantas traduções literais.

Folha - Exemplos?
Sandra -
O que mais me irritou foi o trecho, na página 76, em que dizia: "Quando McGovern escolheu o sargento Shriver para suceder o senador Thomas Eagleton...". Trata-se de Sargent Shriver, com maiúscula mesmo, pois é o nome -e não patente militar- de Robert Sargent Shriver Jr.. Ele é cunhado do presidente Kennedy e sogro de Arnold Schwarzenegger.

Folha - Você entrou em contato com a editora?
Sandra -
Enviei um e-mail para a editora, que se disse "aberta a críticas e sugestões" e me pediu para mandar as correções. Relacionei e mandei. A pessoa me sugeriu que enviasse o livro. Em troca, receberia um novo. Não fui compreendida.

Folha - Que outros erros você percebeu no livro?
Sandra -
São erros não só de tradução, mas de revisão também. "Se financiar a si mesmo" foi um deles. Outro: "O discurso do Dia D de Bill foi especialmente emotivo para ele", quando o certo seria "O discurso de Bill sobre o Dia D foi especialmente comovente". Tem muitos, muitos outros.



Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Televisão - Daniel Castro: Boni quer montar TV local em São Paulo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.